Textos para blogs e redes sociais: 13 dicas para acertar em cheio!

A produção de conteúdo é uma parte bem significativa das estratégias de marketing digital. Tamanho, qualidade, adequação e distribuição são elementos fundamentais para que o conteúdo seja perfeito. Mas, principalmente, os textos devem ser coerentes com a empresa, o público e com a mensagem que deseja passar.

A chave mestra para produzir textos para blogs e redes sociais

Uma coisa é certa: seja para blog ou rede social, é fundamental que o texto tenha relevância para o seu público. E o que é ser relevante?

Acima de tudo, o que é importante para a sua audiência é que seu texto:

  • Tenha qualidade, confiabilidade e utilidade;
  • Atenda as expectativas dos consumidores;
  • Seja agradável e ofereça uma boa experiência;
  • Forneça a informação certa e tenha objetividade;
  • Faça a diferença.

Todas essas características são essenciais para que seu texto tenha sucesso. No entanto, existe um outro ponto que é fundamental para a empresa: pesquisar a concorrência. Antes de produzir, verifique o que já feito pelo concorrente e o que você pode fazer a mais.

Dicas de textos para blogs

Se você é um produtor de conteúdo, colecione ideias. Ou seja, mantenha uma lista atualizada de novos temas interessantes, adicionando de forma constante, sempre que as ideias surgirem.

Além disso, gaste um tempo com a pesquisa de palavras-chave, que podem, inclusive, ser mais uma fonte de insights. Conheça também as melhores publicações já disponíveis sobre aquele tema e, em seguida, faça melhor.

Outro ponto importante na produção de conteúdo é a frequência. Nesse sentido, um bom planejamento pode ajudar bastante.

Agora, siga com as dicas para produzir excelentes textos para blog:

1-Defina um esqueleto

A montagem da estrutura do post ajuda a organizar as ideias e visualizar o resultado.

2-Crie um título impactante – a primeira impressão é a que fica

A chamada deve atrair a atenção e criar no público uma certa necessidade de acessar o seu conteúdo. Para isso, use um mapa de empatia, estude sua persona e seja persuasivo e sedutor.

3-Escreva uma introdução inspiradora

A introdução do texto é um resumo ou um desafio para que o leitor continue interessado. É sua promessa de que vale a pena ler todo o conteúdo, porque trará resultados para a vida do leitor.

4-Desenvolva um conteúdo relevante

Já vimos o que significa ser relevante para o seu público. Portanto, mostre conhecimento, agregue valor e ensinamentos e faça um texto fácil e agradável de ler. No final, apresente provas, estatísticas, números e referências, ou mostre resultados para embasar o seu discurso e preparar para a conclusão.

5-Abuse dos subtítulos

Sempre que possível, inclua a palavra-chave nos títulos e subtítulos para ajudar na otimização para os mecanismos de busca (SEO). Além disso, os subtítulos tornam o texto mais escaneável e facilitam a leitura.

6-Inclua links internos e externos

Os links para outros conteúdos já produzidos, como artigos, sites e eBooks, tanto próprios quanto externos, agregam valor ao conteúdo. Do mesmo modo que as palavras-chave, também ajudam na pontuação de SEO.

7-Conclua incentivando o leitor a realizar a ação desejada

A conclusão é onde você revisa os pontos principais do conteúdo, emociona, comove e convida para uma ação. Use a ferramenta CTA (Call-to-action) para esse fim.

8-Revise quantas vezes for necessário

Não deixe que uma falha gramatical ou de concordância comprometa a qualidade do seu conteúdo. Não só revise, como peça ajuda para outra pessoa, pois é comum não percebermos erros simples, quando estamos escrevendo.

Mais dicas de textos para blogs e para redes sociais

Assim como os textos para blog, os textos para redes sociais precisam estar alinhados com o seu público. Para tanto, utilize técnicas efetivas, como neuromarketing e storytelling.

Nas redes sociais, os potenciais clientes estão, a todo momento, atualizando a timeline e consumindo conteúdo nos mais variados formatos. É preciso, portanto, produzir textos da forma mais eficiente possível, ser relevante e não tropeçar nos erros ortográficos.

Ao mesmo tempo, é bom lembrar que não dá para controlar as mídias sociais, gerenciadas por algoritmos. Por esse motivo, para ter a certeza de atingir a sua audiência, você deve investir algum recurso nas mídias sociais.

Então, qual é o segredo para publicar um conteúdo que faça sucesso entre os curtidores? E mais, como usar boas práticas na rede social para levar o usuário ao seu website, produtos e serviços?

9-Construa um Conteúdo de Fundação

O conteúdo de fundação, ou mínimo, deve conter as principais informações e conhecimentos que seu cliente precisa ter sobre você. Ou seja, é o conteúdo que educa os leitores em direção a seus produtos e serviços.

10-Utilize as métricas para controlar os resultados

O engajamento, isto é, as curtidas, o comentários e os compartilhamentos são as suas maiores fontes de informação. Além disso, por trás de cada curtida, comentário, marcação ou compartilhamento, existe um motivo.

É preciso identificar e compreender essas razões, para definir o posicionamento da empresa e a linha de conteúdo a seguir.

11-Evite as rejeições

Tentar forçar uma postura inconsistente com a identidade da sua empresa afasta os usuários, ao invés de atraí-los. Da mesma forma, utilizar muitas hashtags e textos muito extensos e densos também dificulta a compreensão da mensagem.

12-Use técnicas de marketing para mídias sociais

A técnica conhecida como PAS, que significa Problem, Agitate e Solution, por exemplo, propõe que você siga três passos. Primeiro, apresente um problema ao seu público. Em seguida, agite, ou seja, crie movimento, e, finalmente, apresente a sua solução.

O Neuromarketing é também uma opção eficiente, pois permite criar campanhas de marketing com foco no subconsciente de seu consumidor.

13-Rapidez de leitura, variedade e equilíbrio

Textos leves, ágeis e diversificados oferecem a facilidade de leitura ideal para as redes sociais. Dessa maneira, adapte o texto ao ritmo acelerado das redes, mantendo a identidade da empresa e a relevância do conteúdo.

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