Um bom planejamento de conteúdo sozinho pode não ser capaz de trazer todos os resultados desejados. Porém, uma campanha de marketing digital sem um planejamento de conteúdo eficaz, com certeza, não será bem sucedida.
De fato, é através dele que começa o processo de geração de leads e criação de oportunidades de vendas. A produção de conteúdo, portanto, tem uma função estratégica focada no público-alvo e deve ser sistemática e consistente.
Objetivos de um planejamento de conteúdo
A geração de conteúdo aumenta o reconhecimento e agrega valor à marca. Para o lead, é importante porque permite uma possibilidade de solucionar suas dores através de um conteúdo relevante. Com isso, aumentam as chances de que ele avance pelas etapas da jornada de compra.
Para que o planejamento de conteúdo gere oportunidades comercias, ele deve:
- Atrair;
- Convencer;
- Converter leitores em potenciais clientes;
- Levar estes clientes potenciais até à compra.
De fato, uma empresa investe em marketing de conteúdo por inúmeras razões, sendo as principais:
- Melhorar a receita gerando novos leads, através do inbound marketing;
- Acelerar o ciclo de vendas com conteúdo especializado;
- Melhorar a imagem e notoriedade da marca;
- Reduzir as solicitações de suporte ao cliente, com material de treinamento;
- Ajudar a entender o valor de suas ofertas.
Então, é preciso identificar o que a empresa pretende alcançar com aquele conteúdo, para prosseguir e desenvolver suas estratégias. E, certamente, a estratégia de inbound marketing e o plano de marketing de conteúdo devem estar bem alinhados.
A quem se destina o planejamento de conteúdo?
Qualquer estratégia de marketing digital deve estar voltada para a persona. Afinal, ela representa o cliente ideal da empresa, criada com base em informações reais sobre comportamento e características demográficas.
Mesmo quando o negócio ainda não possui clientes, ela pode ser definida a partir da imaginação e da observação. O conteúdo deve, assim, conversar de forma coerente com essa persona, que caracteriza o seu público-alvo.
A persona pode mudar com o passar do tempo e com os resultados da estratégia de conteúdo. Dessa maneira, o planejamento de conteúdo vai se adequando para influenciar a decisão do consumidor durante a jornada de compra.
Planejamento de conteúdo e jornada de compra
Depois que os objetivos que a empresa pretende alcançar com o conteúdo e a persona estão claros, vem a estratégia. Defina métricas apropriadas, identifique os pontos de dor dos consumidores potenciais e personalize os conteúdos.
As melhores métricas para mensurar os resultados efetivos da aplicação do inbound marketing incluem:
- Taxa de rejeição;
- Tempo na página;
- Conversões;
- Rankeamento do site.
Essas medições devem ser acompanhadas frequentemente, pois servem como termômetro para a revisão das ações. O importante é verificar se os potenciais consumidores estão sendo direcionados de forma adequada, dentro do funil de compras.
Pontos de dor da sua persona
Identificar os pontos problemáticos dos clientes não é uma tarefa fácil. No entanto, algumas informações podem ser colhidas em reuniões, atendimentos via SAC e material de concorrentes. Além disso, é possível fazer uma análise crítica subjetiva dos desafios que eles provavelmente enfrentam.
Os pontos de dor são obstáculos que impedem a persona de atingir seus objetivos. Em geral, o consumidor enfrenta desafios financeiros, de produtividade, de comunicação ou de suporte.
Muitas vezes, nem mesmo os próprios clientes estão cientes desses pontos fracos. Isso significa que descobri-los dará à empresa a dianteira na oferta de conteúdos que ofereçam solução para essas dores.
Um planejamento de conteúdo objetivo voltado para a persona
A intuição nem sempre está certa em relação ao que os clientes estão interessados em ver. Dessa maneira, é preciso pesquisar com cuidado os pontos problemáticos e desafios específicos da persona.
Em seguida, aborde esses temas de maneira direta, aumentando o tráfego orgânico. Além disso, otimize, para estimular o lead e melhorar a pontuação de SEO.
O planejamento de conteúdo deve, acima de tudo, oferecer um valor inestimável ao visitante. Esse valor depende do seu ponto de dor e do estágio em que ele está dentro da jornada de compra.
Distribuição do conteúdo
Identifique os canais relevantes para o seu negócio e invista em formatos diferentes para testar o engajamento. Ou seja, publique artigos no blog e vídeos, ebooks, estudos de casos, infográficos, stories, ou lives, nas redes sociais.
Acima de tudo, o planejamento de conteúdo deve estar bem definido, focado na persona e ser consistente. Mas, também, deve ser compartilhável, de forma que sua distribuição mova o cliente através do funil de compras.
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