O mundo se conecta cada vez mais, seja pelas facilidades de acesso, seja pelo isolamento imposto pelo momento atual. E cada pessoa conectada está sempre consumindo conteúdo, no formato visual, em áudio ou escrito. Mas não é por acaso.

A produção de conteúdo é a estratégia do Marketing Digital para educar, atrair e formar audiência. E para que serve a audiência? Simples! Para aumentar o número de pessoas que conhecem, apreciam, compartilham e seguem uma determinada marca.

A produção de conteúdo, além de um recurso de baixo custo, pode ser mensurada. Mas, para isso, deve ser levada a sério e ser bem planejada. A ação deve, antes de tudo, ser atrativa e adequada ao público que se quer atingir. Além disso, deve estar alinhada com as demais estratégias de marketing, direcionando potenciais clientes para os objetivos esperados.

A tendência de movimentos sociais frequentes e incertezas econômicas empurra as empresas para uma intensa concorrência por atenção e preferência. Nesse sentido, a produção de conteúdo se apresenta como um caminho sedutor para atração, conversão e fidelização de clientes.

MOTIVOS PARA INVESTIR EM PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Oferta de soluções através de informações relevantesCom um conteúdo bem feito e direcionado, as pessoas assimilam novas informações associadas a um determinado assunto. Dessa maneira, podem encontrar soluções para seus problemas e até mesmo descobrir necessidades nas quais nem haviam pensado. Se essas informações úteis vieram através de um site ou perfil, este será considerado como confiável e digno de parceria.

Mensuração de resultados e plasticidade
Os algoritmos utilizados na internet permitem que o marketing de conteúdo seja uma estratégia sob controle. Dessa forma, além de avaliar e corrigir rotas, pontos específicos podem ser identificados para que sejam potencializados ou eliminados.
É também um recurso multiuso, facilmente adaptado para qualquer canal digital. Publicações com imagens, vídeos, áudios e textos podem ser direcionados para sites, blogs, redes sociais e estratégias de e-mail marketing. Associadas a técnicas de SEO e geração de leads, aumentam de forma efetiva o retorno do investimento.

Etapas da produção de conteúdo
Conteúdos devem ser produzidos como parte de uma estratégia de marketing digital. Portanto, dependem de pesquisas e direcionamentos definidos em um planejamento maior. Por exemplo, ao escrever ou gravar, o produtor se dirige a uma persona, ou seja, a um perfil de consumidor específico predefinido.

Definição de palavra-chave
A palavra-chave define a base para a pesquisa pelos aplicativos de busca, como o Google. Quanto mais bem escolhida, melhor será o posicionamento do conteúdo nas consultas pelo tema.

Identidade com a persona
O formato e o estilo a serem utilizados na criação do conteúdo dependem do público alvo. Jovens tendem a ter uma linguagem mais informal e preferência por publicações visuais de efeito. Por outro lado, uma abordagem mais profissional trará mais textos e termos técnicos. Há diferenças entre faixa etária, área de interesse, nível cultural, dores e desejos da persona em questão.

Frequência de publicação
O calendário de postagens deve ser definido e cumprido, para que seja configurada uma fonte de informação confiável. Os fãs da marca terão a certeza de que encontrarão mais conteúdo relevante sempre.

Canais de distribuição
Cada canal digital tem suas peculiaridades, e, na produção de conteúdo, isso deve estar claro e ser levado em consideração.

Chamadas para a ação
É recomendável que a publicação tenha uma chamada CTA (call to action), para solicitar uma ação do receptor. A CTA pode direcionar para outro conteúdo associado, uma visita ao site ou mesmo a uma sugestão de compra.
Por fim, o conteúdo deve ser claro, confiável e útil. Ao propor soluções para problemas, esclarecer dúvidas, trazer informações inusitadas ou conhecimentos inovadores, a empresa passa a ser uma referência. Dessa forma, atrai para si pessoas com características alinhadas com o seu produto ou serviço.

Esse potencial consumidor passa a enxergar a marca como uma aliada e se sente grato pela ajuda gratuita que recebeu. A partir dessa confiança na empresa, cria-se uma cumplicidade que tem grande possibilidade de vir a se transformar em conversão.

Esta é a função da produção de conteúdo. Converter curiosos em consumidores, através da geração consistente de materiais relevantes. Atrair e fidelizar uma audiência, consolidando sua marca, de forma que se transforme em uma sólida base de clientes.

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