Assessoria Digital:

Marketing Digital ou Assessoria de Imprensa?

 

Assessoria de Imprensa e Marketing Digital têm, com frequência, compartilhado o mesmo espaço de contribuição para o crescimento dos negócios. Afinal, toda empresa precisa investir em comunicação para criar relacionamentos e ganhar visibilidade.

Seja como for, a assessoria de imprensa e o marketing digital são os responsáveis por esses serviços de comunicação. Mesmo com estratégias distintas, buscam atingir o mesmo objetivo, que é o crescimento da empresa.

Assessoria Digital = Assessoria de Imprensa + Marketing Digital

De fato, o trabalho dos dois setores acabam se cruzando, se complementando e se potencializando. Por isso, uma integração pode ser perfeita entre as duas áreas, desde o planejamento até a avaliação de resultados.

O importante é que o trabalho seja feito em clima de colaboração, não de competição. Por esse motivo, quando os profissionais envolvidos possuem expertise nas duas áreas, quem lucra é a empresa.

Assim, trabalhando em sinergia e compreendendo a importância dos objetivos de cada setor, os resultados em crescimento e vendas acontecem. Na verdade, a integração só traz vantagens, pois uma área beneficia a outra e, juntas, beneficiam o negócio.

Assessoria digital: a assessoria de imprensa facilita o trabalho do marketing digital

De acordo com as demandas criadas pela internet, o trabalho da assessoria foi se adaptando ao longo dos últimos anos. Dessa maneira, foi, pouco a pouco, se integrando às estratégias de marketing digital.

Entretanto, alguns papeis típicos da assessoria de imprensa vêm se revelando vantajosos para as ações de uma empresa na internet.

Aumento de visibilidade

A inserção de matérias e entrevistas em veículos de grande audiência trazem mais visibilidade para a marca. Além disso, estimula os acessos aos canais próprios da empresa, como site e redes sociais.

Credibilidade

Aproveitar o alcance e relevância dos portais e sites de notícias ajuda a fortalecer a presença digital da marca. As matérias não apenas aumentam a credibilidade da empresa, como também dão mais peso e referência para os conteúdos próprios.

Favorece o link building em portais e sites relevantes para o Google

Quando o site da empresa é referenciado em portais ou site de notícias bem posicionados, melhora o seu link building. Isto é, os links externos de outros sites confiáveis potencializam o ranqueamento da marca no Google.

Auxilia na divulgação de eventos nos meios tradicionais

Os eventos presenciais on online, como lives e webinars, podem ser divulgados também nos meios tradicionais. Assim, ações da assessoria possibilitam atrair um público mais amplo e ajudam a gerar leads para o negócio.

Releases já são conteúdos de topo de funil

Na verdade, ao produzir um release, a assessoria também está criando conteúdo de inbound marketing. Releases, notas e artigos para a imprensa, inclusive, podem ser otimizados com técnicas de SEO e adaptados para o blog.

Assessoria digital: o marketing digital retribui os favores da assessoria de imprensa

As ações do marketing digital complementam as estratégias de comunicação de uma marca com a imprensa.

Conteúdos de conversão se transformam em pauta para a mídia

Materiais criados para o inbound marketing, como e-books, guias, infográficos e pesquisas, podem ser relevantes para os veículos de comunicação. Dessa maneira, além de aumentar a geração de leads, ajudam a trazer mais visibilidade para a marca.

Blog posts viram releases ou artigos

Da mesma forma que os releases podem se tornar conteúdos de inbound marketing, também pode ocorrer o contrário. Um blog post relevante pode pautar veículos tradicionais e aumentar o alcance de um conteúdo.

Auxilia na divulgação e na organização de eventos nos meios digitais

O esforço da assessoria de imprensa na divulgação de eventos e ações pode ser potencializado com estratégias de marketing digital. Ou seja, os conteúdos de divulgação podem ser distribuídos nos canais digitais, como site e redes sociais.

Além disso, alguns recursos do marketing digital podem auxiliar nas tarefas de organização da assessoria. Por exemplo, ferramentas de automação, landing pages e campanhas de e-mail, facilitam o trabalho de organização. Logo, tornam mais fluentes as ações de cadastrar, organizar e atender os jornalistas, o que contribui para que o evento ganhe mais destaque na mídia.

Prepara a jornada de compra para os visitantes que chegam até os canais digitais

A visibilidade da marca, construída pela assessoria, traz o lead até o site ou blog. A partir daí, o marketing digital trabalha para que esse visitante evolua na jornada de compra, até se tornar cliente.

Vantagens da integração Assessoria Digital

A maior vantagem da integração entre Assessoria de Imprensa e Marketing Digital é garantir uma estratégia coesa para o negócio. Assim, é possível:

  • Unificar o discurso, o tom de voz e o posicionamento da empresa;
  • Facilitar o gerenciamento de crise;
  • Mostrar profissionalismo e organização;
  • Converter mais leads em clientes.

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