Já é maio, mas ainda é possível adaptar seu conteúdo para as tendências desse ano! O que é tendência em 2022 você pode conferir nesse texto. Enquanto, no ano passado, o foco era recuperar, remodelar e readaptar parte do mercado, neste ano o foco é expandir o que foi conquistado.
Uma pesquisa da Edelman Trust Barometer mostrou que 68% dos clientes acreditam que têm algum poder ou influência sobre as empresas das quais consomem. Além disso, 86% desses clientes esperam que os CEO’s dessas empresas possam e devam se preocupar e se pronunciar sobre problemas sociais.
Novas estratégias de trabalho
Com a pandemia da COVID-19, muitas das perspectivas de mercado mudaram. Os consumidores estão mais atentos às atitudes e posicionamento das marcas. Os jovens da Geração Z estão muito preocupados com temas como sustentabilidade, qualidade no ambiente de trabalho e a relação preço vs. qualidade do produto ou serviço oferecido.
Empresas que possuem esse tipo de foco e produção de conteúdo têm apresentado mais resultados de engajamento. Desta forma, a abordagem desses temas em campanhas de marketing B2B tem facilitado o processo de acesso ao consumidor.
Um outro pronto, que tem revolucionado o mercado, é o foco no uso de tecnologias de inteligência artificial para atendimento ao cliente. Essas tecnologias, além de facilitar o acesso a respostas rápidas, auxilia no direcionamento correto do cliente.
Acessibilidade nas redes
Os blogs e sites que fazem uso da tecnologia de SEO devem se preocupar com acessibilidade para suas postagens. Isso acontece porque o mecanismo do algoritmo tem buscado, cada vez mais, páginas e conteúdo que oferecem essa característica. A acessibilidade digital vai, desde o uso de itens comuns, como, por exemplo, um texto alternativo ou legendas, até a configuração de cores de uma postagem.
Entretanto, poucos sites e páginas se preocupam com esse tipo de conteúdo. Cerca de 1% dos sites brasileiros são acessíveis, assim a acessibilidade digital nas redes se torna algo muito importante para criar engajamento.
Marketing analítico
A análise de dados está cada vez mais em alta, porém há poucos profissionais qualificados para isso. Antigamente o Marketing era conhecido como uma profissão para pessoas criativas e inovadoras, hoje o foco está mudando para pessoas analíticas e planejadoras de estratégias.
As estratégias de marketing têm se tornado cada vez mais colaborativas. Nesse ambiente, a obtenção de cookies de milhões de usuários tem fornecido dados para as empresas, que auxiliam na projeção de mercado. Focar em profissionais mais analíticos, mas também em profissionais criativos, faz com que as empresas consigam abranger uma maior parcela do mercado.
Quer saber mais sobre os assunto? Acompanhe nosso blog, para textos futuros relacionados aos temas. Além disso, conte com a Prelo Comunicação para fortalecer sua presença digital e ampliar a força de sua marca.
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