O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de marketing. Por isso, a lista de contatos é um dos maiores ativos de uma empresa. O e-mail é, portanto, um modelo de comunicação vital para desenvolver um relacionamento com o cliente.

Apesar de tantas formas de comunicação disponíveis hoje, o e-mail marketing continua sendo essencial. Afinal, com esta estratégia, é mais fácil:

• Trocar informação;
• Redirecionar o tráfego;
• Enviar mensagens personalizadas;
• Fazer marketing mesmo com um orçamento apertado;
• Utilizar design simples;
• Rastrear as aberturas;
• Segmentar a lista de contatos.

Motivos para fazer campanha por e-mail marketing

O e-mail marketing é uma aposta certeira para aumentar as vendas no ambiente digital. De fato, é uma das ferramentas que trazem mais retorno sobre o investimento. A média de aproveitamento para as empresas que utilizam e-mail marketing passa de trinta por cento.

Além disso, a caixa de entrada é vista pela maioria das pessoas, pelo menos uma vez ao dia. Dessa maneira, existem grandes chances de que o cliente abra o e-mail, desde que técnicas adequadas sejam utilizadas.

Por outro lado, a estratégia é uma das baratas do marketing digital. A partir de uma primeira captação voluntária, a lista de e-mail estará disponível para qualquer tipo de contato. Pode ser usada, por exemplo, para anunciar uma promoção, agradecer uma compra ou mesmo parabenizar pelo aniversário.

Acima de tudo, as ferramentas de e-mail marketing permitem saber quem abriu a mensagem e que ações tomou. Ou seja, coletar informações importantes para a continuidade do relacionamento.

Tipos de e-mail marketing

De acordo com o estágio do lead no funil de vendas, quatro tipos de e-mail podem ser disparados.

E-mail transacional
São aquelas mensagens que estão relacionadas a uma transação. Portanto, são enviadas devido a um cadastro, uma compra, uma reserva ou um pagamento. Os e-mails de boas-vindas, inclusive, são exemplos do tipo transacional.
Compartilhamento de conteúdo relevante

Nesse caso, o e-mail é utilizado na etapa de nutrição de leads. Com a finalidade de converter um lead em cliente, a oferta de conteúdo tem o poder de engajar e fidelizar.

E-mail promocional
É o mais usado nas estratégias de marketing, embora muitas vezes de maneira equivocada. O consumidor atual é exigente e seletivo. Uma vez que a empresa se comunique apenas para ações de venda, perderá a chance de ver seu e-mail aberto.

Pesquisas de opinião
Este tipo de e-mail é uma ótima fonte de informação para a empresa. Porém, é preciso criar atrativos para despertar o interesse do lead. Oferecer um brinde pela sua participação pode, então, ser uma boa ideia.

Dicas para melhorar a taxa de abertura no e-mail marketing

Em primeiro lugar, a escolha de uma boa ferramenta de gerenciamento de e-mail é imprescindível. Em segundo, as listas de e-mails devem ser captadas e nunca compradas. Além disso, as seguintes sacadas podem ajudar bastante:

1. Pessoas se conectam com pessoas. Dentro do possível, a mensagem deve ser personalizada com o nome, criando a sensação de cumplicidade.
2. O título deve ser atraente, impossível de ser ignorado.
3. Uma prática de sucesso é, sem dúvida, otimizar a mensagem para mobile.
4. As mensagens enviadas devem ter valor real para os leitores. Além disso, uma frequência de envio muito alta provoca descadastramento.
5. O conteúdo do e-mail deve ser curto e objetivo. As pessoas não gostam de perder tempo.
6. O leitor deve ser notificado sobre o motivo pelo qual está recebendo a mensagem.
7. O foco das mensagens deve estar no leitor, e não na empresa.
8. Oferecer uma recompensa valoriza os contatos de sua lista.
9. Imagens são barradas por alguns serviços de e-mail. Por isso, quanto menos, melhor.
10. O mesmo vale para uma quantidade exagerada de links, mas a CTA deve estar sempre visível.

Finalizando, como em todas as estratégias de marketing digital, é importante realizar testes e analisar os retornos.

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