Métricas e variáveis são o mundo do marketing digital e representam o seu grande diferencial. Cada ação de uma estratégia pode ter seu resultado medido, de modo a encontrar o que está funcionando ou não. E o método mais eficiente de fazer essa análise é realizar um teste A/B. Afinal, com dados concretos é muito mais seguro tomar decisões e deixar de perder tempo com suposições. O teste A/B revela os ajustes necessários para conseguir gerar mais leads e visitas. Por outro lado, é uma metodologia relativamente fácil de ser aplicada.
O teste A/B identifica problemas e aponta soluções de uma maneira rápida. De uma forma geral, trata-se de comparar duas versões de um mesmo conteúdo, alterando uma variável, para alcançar a melhor performance. Afinal, públicos distintos se comportam de maneira distinta, e é isso que o teste A/B revela.
O que é um teste A/B e como aplicar?
A característica principal do teste A/B é trabalhar com apenas uma variável por vez, comparando duas variações. Essa variável pode ser, por exemplo, um título, elementos visuais, uma landing page, uma CTA, uma chamada ou uma imagem. Cada versão é avaliada para determinar qual delas gera a maior taxa de conversão.
As duas alternativas são exibidas ao público-alvo durante um período de tempo determinado, e seu desempenho é medido. Com esses números em mãos, as chances de acertar aumentam, além de embasar a criação de futuras peças de campanhas.
Para obter resultados claros nos testes, alguns parâmetros devem estar bem estabelecidos:
Significância estatística
É a amostragem de pessoas que participarão dos testes. Ou seja, quantas pessoas deverão receber email, ou visitar uma landing page, de modo a criar uma amostra significativa.
Objetivo da campanha
Seja aumentar a conversão, capturar leads ou estimular o engajamento, esse objetivo deve estar bem definido. Só assim é possível medir o desempenho.
Métrica a ser avaliada
A métrica escolhida deve estar de acordo com o que está sendo testado. Por exemplo, se o teste é em uma CTA, a métrica será o número de cliques.
Tempo estimado para conclusão do teste
É o tempo necessário para que o resultado seja confiável. No caso de email, pode ser um período pequeno, de algumas horas. Porém, em landing pages e CTAs, esse prazo pode ser mais longo, de até 15 ou 30 dias.
Implementação do teste A/B
Existem ferramentas especializadas e softwares de automação de marketing que podem ser utilizados para esse fim. A exceção é o teste A/B em e-mails, que pode ser aplicado sem automatização, apenas com um programa de email. Nos demais casos, a implementação depende da ferramenta a ser usada.
As aplicações mais recentes possuem mecanismos dinâmicos, a partir dos quais a própria ferramenta determina e implementa a variação vencedora. Caso contrário, será necessário fazer a implementação, a partir dos resultados do teste.
A fórmula revelada pelo teste A/B pode e deve ser utilizada em outras campanhas similares. Portanto, os testes realizados devem ser armazenados e documentados. Além disso, é interessante divulgar aos outros setores da empresa, pois podem ter relevância para outras finalidades.
Testar para otimizar
Essa estratégia mostra muito sobre as personas e traz informações valiosas para a tomada de decisões, atuais e futuras. Por isso, é sempre bom repetir o mesmo tipo de teste outras vezes, otimizando os resultados. Dessa forma, testando e documentando, as estratégias de marketing estarão sempre sendo aprimoradas.
Em suma, o teste A/B pode ser um caminho muito eficaz para otimizar as taxas de conversão da empresa. Mais do que isso, é uma ótima maneira de aprender sobre quem são e como se comportam os seus consumidores.
Quer saber mais sobre o assunto? Visite o blog da Prelo Comunicação e confira nossa grade de conteúdos relevantes para sua empresa. Faça uma parceria conosco e conte com o melhor apoio em suas estratégias digitais.
Comentários