É indiscutível que o maior ativo de uma empresa é o cliente. Da totalidade dos consumidores de uma organização, estima-se que 65% sejam fieis. Trocando em miúdos, o cliente satisfeito e encantado responde por mais da metade das vendas de uma empresa. Não é à toa que o foco maior do marketing é fidelizar clientes. Um novo cliente custa 5 vezes mais do que a manutenção de um fidelizado.

Pois bem! Muitas empresas gastam fortunas para atrair clientes, mas nem sempre estão preparadas para oferecer uma surpreendente experiência de compra ao cliente. Porque encantar seu cliente na internet é surpreender, superando as expectativas. Quando um cliente se encanta, ele percebe um valor maior do que o real em relação ao produto ou serviço. Então, a probabilidade de que ele recompre e seja leal é bem grande.

O novo consumidor conectado e poderoso

Com quase a totalidade da população navegando no ambiente virtual, nada existe que não possa ser visto ou encontrado. O consumidor tem disponíveis inúmeras opções para atender sua demanda, já que cada vez mais empresas anunciam na internet. E o excesso de oferta resultou em um enorme poder individual de escolha e influência.

As redes sociais criaram mecanismos de registro de percepções e experiências do consumidor. Dessa forma, a conquista de visibilidade e a busca por avaliações positivas passaram a ser essenciais. Não basta mais entregar o básico e o suficiente. É preciso encantar.

Para que encantar seu cliente na internet?

1 – Para que ele se torne promotor da empresa

A natureza democrática da internet permite que todos emitam e compartilhem
sua opinião. E cada pessoa tem um ou vários grupos nos quais suas publicações serão vistas e comentadas. Se a empresa consegue encantar seu cliente na internet, ele vai compartilhar essa sensação. E o melhor: gratuitamente.

2 – Para que ele avalie a empresa de forma positiva
O cliente encantado fica predisposto a mostrar publicamente sua satisfação
avaliando a empresa de forma positiva. Por outro lado, muito cuidado: clientes insatisfeitos têm uma vontade ainda maior de demonstrar sua indignação.

3 – Para que indique aos amigos
Virtualmente ou não, alguém que teve uma ótima experiência de compra tende
a indicar a empresa aos amigos. A diferença da internet está na abrangência das comunidades e na abundância dos amigos virtuais.

4 – Para criar um vínculo afetivo
As interações são fundamentais na nova lógica das relações comerciais virtuais e são responsáveis por criar relacionamentos. Relacionamentos são vínculos afetivos, ou seja, são laços fortes com envolvimento emocional.

5 – Para que se torne um cliente fiel
Um cliente satisfeito, que tem vínculo afetivo com a empresa e demonstra isso, certamente voltará a comprar. Encantar seu cliente na internet é fundamental, então, para fidelizar e aumentar o índice de retenção e recompra.

Ficou convencido da importância de encantar seu cliente na internet? Conte com a Prelo Comunicação para encontrar as melhores estratégias e mostrar ao mercado consumidor que sua empresa é especial.