Uma das maiores dificuldades das empresas na internet é criar conteúdo digital capaz de se destacar e prender a atenção. Nesse sentido, os vídeos nas redes sociais saem na frente, já que atingem dois sentidos humanos: visão e audição. Isso sugere que a probabilidade de envolver as pessoas aumenta, em relação a um texto, uma imagem ou um áudio. E o mercado confirma.

Mais da metade da população brasileira acessa as redes sociais. Nelas, o compartilhamento de vídeos é muito superior ao de outras postagens. Basta analisar nossas próprias timelines e comprovamos essa afirmação. Na Internet, o compartilhamento gera alcance orgânico. Ou seja, é o boca a boca divulgando determinada marca.

Agora, vamos pensar em dispositivos. A quantidade de usuários que usam apenas aparelhos móveis para se conectar é enorme. E como os vídeos nas redes sociais se comportam? Eles se adaptam bem a qualquer formato ou tamanho de tela, sem prejudicar a visualização do conteúdo.

Por que usar vídeos nas redes sociais?

Em primeiro lugar, como mostramos acima, eles acompanham a tendência móbile, atraem atenção e geram mais compartilhamentos. Porém, existem outras qualidades que justificam o seu uso nas redes sociais.

Vídeos facilitam a absorção do conteúdo
Textos longos podem ser entediantes e, além disso, muitas pessoas não têm disposição para ler. Podem ter dificuldade devido ao local onde estão ou, ainda, para parar a atividade que estão executando. Com os vídeos, as mensagens são mais rápidas, mais efetivas e podem ser vistas em qualquer lugar.

Dessa maneira, por ser mais enxuto e possuir apelo visual, o conteúdo em vídeo é assimilado muito mais facilmente. Além do mais, por ser envolvente, as pessoas não percebem quanto tempo ficam focados naquela mensagem. E, como efeito colateral, acabam por aumentar o tempo de permanência em websites.

Os vídeos são, também, uma forma de apresentar um conteúdo de rápido consumo.

Vídeos se posicionam melhor nos sites de busca
Google e youtube são os grandes buscadores da internet. E, nas buscas feitas no Google, os vídeos são maioria na lista de resultados. Isso significa que os vídeos conseguem um melhor posicionamento no ranking do buscador, carregando junto a empresa e sua marca.

Vídeos nas redes sociais educam melhor
Os vídeos atingem as pessoas em dois aspectos, o visual e o auditivo. Apesar de todos termos órgãos similares, nós somos diferentes na forma como os utilizamos. Alguns indivíduos são mais auditivos, outros mais visuais e, ainda, há os sinestésicos.

O conteúdo apresentado em vídeo contempla os três tipos de pessoas. Como possui apelo visual, auditivo e movimento, facilita a absorção e o aprendizado, quando comparado a outros formatos puros.

Vídeos nas redes sociais vendem
Finalmente, chegamos ao mais importante. Vídeos nas redes sociais convertem. As pessoas confiam no que veem e ouvem. Por exemplo, consumidores sentem muito mais segurança em um produto, se assistem um vídeo sobre ele. Os vídeos ajudam a entender melhor o produto ou serviço que está em foco.

Afinal, quantos de nós já não pesquisamos na internet um vídeo explicativo do tipo “como funciona”? Além disso, é mais fácil nos imaginarmos usando alguma coisa que já vimos alguém usar. Por esse motivo, as demonstrações de produtos, os tutoriais e os depoimentos são os tipos de vídeo mais consumidos.

Qualidade importa

São inúmeros os benefícios da utilização dos vídeos nas redes sociais. Mas existe um fator importante, que deve ser levado em consideração: a qualidade. E não se trata apenas de qualidade técnica, de imagens e áudio. O essencial, quando se trata de criar uma imagem positiva e gerar conversões, é o conteúdo agregado ao vídeo.

Vídeos nas redes sociais aumentam a visibilidade, atraem seguidores e convertem. Portanto, nada de ficar parado enquanto seus concorrentes usam e abusam dessa jogada em suas estratégias.

Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas de sua empresa? Acesse Prelo Comunicação e entre em contato conosco!