As redes sociais se transformaram na forma mais natural de construir e manter relacionamentos. Além disso, no Brasil, empresas e consumidores estão há mais de 100 dias cumprindo o isolamento social. Portanto, as redes sociais para empresas são, atualmente, ferramentas fundamentais para alcançar os clientes e atrair novos consumidores.

Além de interagir, ouvir e responder aos comentários dos consumidores, a empresa cria autoridade para a sua marca. As principais vantagens de estar presente nas redes sociais estão relacionadas com as próprias caraterísticas dos veículos. Aumentar o tráfego para o site, impactar, divulgar, mensurar, engajar, fidelizar, e fazer tudo isso com baixos investimentos de marketing.

Entretanto, é importante saber em qual ou quais delas estão os consumidores potenciais para o produto ou serviço. Por isso, definir onde investir evita perda de tempo com usuários que não possuem o perfil ideal para a empresa.

Facebook

Mesmo com o rápido crescimento de outras redes sociais, o Facebook ainda lidera em número de perfis e acessos. Esse é o principal motivo para manter uma página da marca nesse ambiente. Além de ser uma plataforma que permite diferentes tipos de mídia, é possível veicular campanhas de anúncios e destacar publicações.
Com o Facebook Ads é fácil segmentar o público alvo, trabalhando de acordo com o funil de marketing e vendas. Dessa maneira, pode-se alcançar a audiência ideal, criando campanhas diferentes e abrangendo todas as personas definidas no planejamento da empresa.
A rede apresenta facilidades, também, para a mensuração dos resultados. É possível examinar o alcance orgânico e pago das publicações e acompanhar o andamento das campanhas. Além disso, o Facebook possui várias ferramentas para aumentar o engajamento da audiência com a página.

Instagram

Os números fazem com que o Instagram esteja em segundo lugar entre as redes sociais para empresas, no Brasil. Porém, sua principal característica é o apelo visual. Isso significa alta qualidade nas imagens e vídeos compartilhados. Para seguir a dinâmica do Instagram, além da frequência, as postagens devem ser atrativas e chamar a atenção do público.

Considerando que uma imagem vale mais do que mil palavras, é uma ótima opção para consolidar uma marca. Por meio dessa vitrine, pode-se criar uma primeira impressão impactante. Afinal, fotos, vídeos e stories envolvem os usuários, mexendo com suas emoções.

Vender diretamente na rede já é realidade e, através do Instagram Shopping, as empresas podem criar lojas dentro da plataforma. É também possível criar anúncios e postagens pagas, porém, a mensuração é feita somente sobre os links inseridos. Ou seja, apenas para os anúncios patrocinados, sendo necessário um monitoramento manual para as postagens normais.

Whatsapp

Antes utilizado exclusivamente para comunicação pessoal, o Whatsapp se tornou uma das redes sociais para empresas mais atrativas. Por ser uma plataforma completa e de comunicação rápida, é bastante eficiente e econômica, mas necessita de agilidade nas respostas. Além disso, com o surgimento do Whatsapp Business, vários novos recursos foram implementados.

LinkedIn

A maior rede social corporativa mundial permite contatos profissionais, publicação de conteúdos e busca por candidatos a vagas de emprego. O principal benefício da plataforma é a criação de um networking, porém também pode ser bem eficiente para negócios B2B. O LinkedIn é poderoso no Business to Business, porque dá acesso a outras empresas e pessoas com poder de decisão.

Youtube

Plataforma de produção de conteúdo através de vídeos, é também um buscador da internet. Tem um grande potencial de atração, cumprindo bem as primeiras etapas da estratégia de Inbound. O Youtube tem vasto alcance, podendo conferir à empresa uma ótima imagem junto ao seu público alvo, quando bem trabalhado.

Pinterest

O Pinterest funciona como um atraente expositor, com grande potencial para direcionar o visitante para o site da empresa. Para tanto, é necessário um conteúdo visual de qualidade, que atraia e prolongue o tempo de navegação.

Twitter

O Twitter é normalmente utilizado como apoio para outras ações. As empresas podem utilizar o Twitter Ads com o objetivo de gerar tráfego, promover ofertas e reconhecimento da marca.

As melhores redes sociais para empresas são aquelas nas quais seus consumidores estão. Atualmente, grande parte da população busca tudo pela internet. Portanto, basta descobrir onde está o seu público alvo e desenvolver estratégias para ganhar visibilidade e alavancar as vendas.

Use e abuse do marketing digital! Ao fazer o seu planejamento, conte com o time de especialistas da Prelo Comunicação, para vender e crescer ainda mais!