O momento é de adaptação! Diante da propagação atual do Coronavírus, as empresas buscam a melhor forma de sobreviver. Dessa maneira, a comunicação passa por mais uma importante transformação. Enquanto as agências migram para o “home office”, lanchonetes, restaurantes e lojas de departamento se apoiam ao delivery.

Basta ligar a TV ou abrir os jornais para ter acesso aos últimos dados sobre o COVID-19. Os primeiros casos registrados foram na cidade de Wuham na China e acomete vítimas diariamente no mundo todo.

Nesse cenário, as redes socias fazem parte da rotina de isolamento de grande parte da sociedade. O crescimento de vendas pela internet de janeiro de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado, foi de 34,16%. Esses dados são do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

QUEM NÃO SE ADAPTAR AO DIGITAL SERÁ ESQUECIDO

O segmento online cresce em todo país e para expandir seu negócio é essencial utilizar as mídias como principal meio de divulgação. As redes sociais não agradam apenas aos jovens há muito tempo. Cada vez mais pequenas empresas e autônomos utilizam este espaço para realizar seu trabalho e compartilhar serviços. O que muitos ainda precisam aperfeiçoar é a maneira de utilizar estas ferramentas a seu favor.

O impacto deste momento na vidas das pessoas irá refletir a longo prazo. Portanto, diante da pandemia, é importante seguir estratégias para tornar a gestão de crise realmente eficaz. Ações direcionadas para os canais de comunicação são resultado de muita análise e planejamento.

Pense no seu público
Quem são as pessoas que já acompanham seu trabalho? Antes de buscar mais seguidores é essencial valorizar a interação com os que já estão recebendo o seu conteúdo. Assim, há uma maior possibilidade de conversão.

Defina seu nicho
Analise as principais características das pessoas que te acompanham e para quem o seu negócio é direcionado. Com base nesses dados, projete um perfil ideal para buscar mais pessoas que se encaixem nesses padrões.

Identifique pontos fracos
Apoie-se nas principais vantagens do seu produto ou serviço. Porém, busque aperfeiçoar as fraquezas do mesmo e seja transparente com seu público. Crie laços de confiança ao realizar um bom trabalho.

Não foque apenas em venda
As redes sociais são o principal espaço de entretenimento. Ainda que muitas pessoas alcancem suas postagens ao procurar por determinado produto, isso não é tudo. Elas só permanecem seguindo e interagindo com a página se esta tiver algo a mais para oferecer.

Organize suas ideias
Nem tudo que é bom ou chamativo pode ser revertido como conteúdo. Existem estratégias de linguagem para encantar as pessoas, assim como determinados assuntos podem assustar seu público que, consequentemente, irá deixá-lo.

Evite termos negativos
Todos já estão falando sobre o Coronavírus, faça diferente! Traga uma mensagem otimista para seu público e divulgue boas notícias. Por exemplo, mostre como seu negócio se adaptou para atender os clientes da melhor forma possível.

Esteja presente
A principal dica é: invista em conteúdo de qualidade. O máximo de conteúdo que puder! Mas de forma planejada e estruturada, para trazer coerência e realmente ajudar as pessoas que te seguem.

Interaja
Com tanto tempo ocioso, as pessoas vão perguntar mais. Por isso é importante acompanhar e responder o mais rápido possível, qualquer dúvida ou solicitação que seus seguidores te enviarem. Isso fortalece a credibilidade da sua página e permite que outras pessoas se sintam à vontade para interagir também.

Relaxe um pouco!
Este momento vai passar, quem se prepara hoje constrói um futuro sólido e supera as adversidades com sucesso.

Siga as orientações da Organização Mundial de Saúde e, se possível, fique em casa! Conte com a Prelo Comunicação para ultrapassar este momento.