Se, antes da Covid-19, já admitíamos que o mundo era digital, depois dela, não restaram dúvidas. O isolamento social, voluntário ou não, a ausência de eventos sociais, culturais e esportivos, ao vivo, criaram uma nova realidade. Os contatos presenciais, pessoais ou comerciais, desapareceram. Assim, houve um deslocamento para o digital até mesmo dos mais relutantes. Dessa forma, podemos dizer, com segurança, que está todo mundo conectado.

Nesse novo contexto de restrições, pessoas e empresas passaram a se comunicar através das conexões e interações digitais. As empresas físicas foram atingidas diretamente, e a busca por novas soluções passaram a ser prioridade absoluta. Encontrar uma forma de conectar-se aos clientes se tornou a primeira regra de sobrevivência. Sendo assim, o marketing digital e suas estratégias se transformaram nas novas armas para esses novos negócios.

Investimento em presença digital
Mesmo empresas já posicionadas no ambiente virtual sofreram baques, devido ao momento de incertezas. Porém, uma coisa é certa: as demandas continuam existindo. E sempre haverá consumidores para aqueles fornecedores que se destacarem no novo ambiente.

A primeira coisa a fazer é avaliar a maturidade atual da empresa na internet. Se o foco era apenas físico, o caminho mais fácil para a inserção digital é começar ingressando em um marketplace. Afinal, pode ser mais rápido iniciar em uma estrutura funcional já existente.

Porém, se a empresa já se posiciona nas redes sociais, mas não tem um site de e-commerce, o melhor é partir desse ponto. Afinal, está todo mundo conectado, e é através desse mecanismo que os negócios irão acontecer. Caso a empresa já esteja totalmente presente na internet, é hora de avaliar as estratégias digitais.

Entrando no mundo do marketing digital
Para conseguir resultados na internet, é preciso compreender que o marketing digital é muito mais do que simples presença digital. Há todo um processo de desenvolvimento de ações formatadas para cada canal a ser trabalhado. Além de conhecer o negócio e entender o público, é fundamental planejar as estratégias.

Todo mundo conectado e consumindo conteúdo

Um dos pilares do marketing digital é a oferta de conteúdo de valor para a construção de relacionamentos e autoridade. Portanto, é hora de mostrar que a empresa está preocupada com o momento atual e como pode ajudar seus consumidores.

Dessa maneira, fortalecendo a marca, estará construindo uma base de leads que será fundamental para as próximas ações. Entretanto, é importante ressaltar que esse é o momento de dar sem receber. As pessoas reconhecerão esse esforço e se lembrarão dessa empresa, quando forem comprar.

Além disso, é uma boa estratégia humanizar a marca, se solidarizando com as dores das pessoas e oferecendo ajuda desinteressada. Vale também sensibilizar o cliente com as dores do negócio, mostrando as dificuldades pelas quais a empresa está passando. É interessante expor o empenho na busca de soluções, para se manter e oferecer o atendimento que seu consumidor merece.

Apostando em ações de curto prazo
Nem só de ações de longo prazo vive o marketing digital. De fato, a crise gerada pela pandemia nem permite que se opere apenas visando o futuro. Estratégias de curto prazo podem ajudar a conseguir um fôlego no presente. As mais utilizadas são os anúncios nas plataformas online e nas redes sociais.

Porém, apenas anunciar e não medir os resultados não é uma boa opção. É preciso definir objetivos e analisar as respostas. Com isso, dá para identificar os pontos fortes e fracos das campanhas e redefinir os rumos e decisões.

Acima de tudo, é conveniente perceber e acompanhar as mudanças que surgirão pós-pandemia. O novo consumidor, que já tendia a um comportamento mais afinado com o digital, possivelmente estará ainda mais comprometido. O impacto do medo e a clareza da importância das medidas de prevenção aos contágios resultará em um ser humano mais isolado fisicamente.

Enfim, o isolamento social é um ensaio para uma fase em que, de fato, estará todo mundo conectado. Sem mais perda de tempo, é hora de agir!
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