Já questionamos se é realmente necessário estar em todas as redes sociais, falamos sobre aumento de engajamento no Instagram e, também sobre como trabalhar com métricas. Hoje, vamos falar do LinkedIn, a rede social profissional que muita gente ainda torce no nariz quando ouve.

Mas verdade seja dita, o LinkedIn entrou em vários sites e revistas como a rede social de 2018, atingindo a marca de 600 milhões de usuários de acordo com a Goobec. Promover uma marca no LinkedIn começa com a forma que o público visualizará o perfil. A primeira coisa para se saber é que, quem normalmente e, diferente das outras redes sociais, quem está no LinkedIn vai procurar você pelo trabalho desenvolvido pela empresa. Logo, perfis bem estruturados, provavelmente, conseguem mais clientes.

Mas como tornar o perfil mais bem visto?

Participe de Grupos: uma das formas de construir boas relações com os seguidores é a participação de vários grupos, claro! Grupos que façam parte do seu universo de trabalho. Por que um petshop participaria de um grupo de gastronomia? A interação da marca nesses grupos é relevante para contribuir com os questionamentos dos participantes. Contudo, não se deve sair respondendo todos os tópicos para não desgastar a imagem da empresa.

Segmente: ou seja, use otimizadores, quando você utilizar suas palavras-chave na descrição e nas especialidades da sua página de empresa. Isso facilita as pesquisas tanto dentro da plataforma, quanto no Google. Que empresa não quer aparecer no topo do buscador, não é mesmo?

Use anúncios, se preciso: no LinkedIn Ads é possível atrair novos clientes de acordo com sua localização, idade, sexo, empresa, tamanho da empresa, habilidades profissionais, escola ou faculdade, grupos, função na empresa e muito mais. No Ads é possível especificar parâmetros e filtrar a pesquisa de pessoas, grupos e outras empresas, além disso, é nesse mecanismo que há diversas opções para segmentar, como: palavras-chave, nome, cargo, instituição de ensino, empresa, interesse em organizações sem fins lucrativos, grupos, etc.

Seja amigo:  quando se fala em relacionamentos sólidos, significa dizer que a marca precisa ser parceira dos usuários. Mais do que isso, ela precisa ser um ponto de referência para quem busca se informar, descobrir novas ideias e encontrar soluções em sua área de atuação. Lembre-se, o LinkedIn é considerado pelos usuários uma fonte confiável.

Lembre-se, como já falamos em materiais anteriores, independente de qual rede social será usada para divulgar a empresa, tenha conhecimento, faça pesquisas de público-alvo, crie personas, se questione se realmente precisa estar naquela rede social. E o mais importante, interaja com o público.