Pratos bonitos, lugares paradisíacos, gatos e, recentemente, stories. Criado há nove anos, a rede social dedicada à publicação de fotos e pequenos vídeos, ganhou o gosto do público rapidamente atingindo, em junho do ano passado, a marca de 1 bilhão de usuários ativos, em todo o mundo, segundo o portal de notícias, The Verge.

O Brasil um tem papel importante nesse marco. Segundo o Diretor de Negócios Global do Instagram, Vishal Shah, o país tem a segunda maior base de usuários no mundo, com cerca de 50 milhões de usuários ativos.

Não é de se espantar que a rápida ascensão do Instagram logo chamaria a atenção de empresas que viram no aplicativo uma forma de atingir seu público alvo. Mas como fazer isso? Aqui, separamos seis dicas que mostram como o Marketing Digital é importante para um bom engajamento entre clientes e empresa através do Instagram.

 

  • Concorrência

                                                              

A análise de mercado é um dos métodos mais eficientes usados pelo Marketing Digital para começar a trabalhar com um novo cliente. Se alguém vai começar a usar o Instagram para atrair pessoas para a venda de canetas, nada melhor do que observar quem já vende canetas no Instagram e como agem.

Esse processo ajuda na construção da página do cliente, além disso, força com que uma pergunta essencial seja respondida: O que podemos fazer melhor/diferente que a concorrência faz hoje?

Assim, o primeiro passo do Marketing Digital ao trabalhar com o Instagram é analisar como os concorrentes estão trabalhando: se respondem comentários, fazem lives, qual o nível de publicação semanal e quais geram mais interação com o público. A partir daí é possível começar a trabalhar campanhas focadas em determinado público alvo.

 

  • Biografia

A “Bio”, é o cartão de visita do Instagram. Para além da foto de perfil, é ali que o negócio do cliente será apresentado. A construção textual nesse espaço precisa ser pensada de forma objetiva, visando atrair o público. O uso de emojis (item 4) também ajudam na objetividade por se tratar de imagens. Além disso, a quebra de linhas nesse espaço é ideal para organizar as informações. Caso a empresa ofereça muito mais do que caiba nos 150 caracteres da Bio, uma alternativa é colocar o link para o site oficial, caso exista.

 

  • Qualidade das Fotos

                                             

O Instagram foi criado para ser um aplicativo de divulgação de fotos e, mesmo depois de nove anos, essa essência não se perdeu. Logo, o uso de imagens com qualidade são o foco principal nessa plataforma.

O primeiro passo do Marketing Digital é a elaboração de imagens que façam jus ao produto do cliente. Hoje, existem inúmeros bancos de imagens gratuitas na internet que fornecem fotos em alta qualidade, além disso, o trabalho com fotógrafos e design gráficos é uma boa opção para quem procura um perfil exclusivo no aplicativo.  O importante é induzir a interatividade do público com curtidas e/ou comentários de forma orgânica.

 

  • O uso das Hashtag

O uso das Hashtags (#) começou no Twitter e, rapidamente, se espalhou para as demais redes sociais, sendo muito usada hoje pelo Instagram. A ferramenta é um método de identificar o tema que está sendo compartilhado, por exemplo os termos: #família, #viagem, #férias, provavelmente serão usados por uma pessoa que está em uma viagem de férias com a família.

Essa ferramenta é um ótimo meio de interatividade para que o cliente saiba quem está falando dele. Cada hashtag criada é transformada em um hiperlink que irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que, também, marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica.

Uma pessoa que estiver pesquisando, por exemplo, por #hospital, vai encontrar na lista de buscas o #hospitalsantagenoveva. Assim, além da empresa ficar localizada em um grupo ao qual ela pertence (hospitais), ainda aparecerá nas pesquisas de potenciais clientes.

 

  • Emojis

                                                  

O objetivo de uma empresa em entrar no Instagram é atrair público para seus serviços e produtos certo? Nada mais justo do que usar uma linguagem humana e de fácil acesso. Segundo uma pesquisa de 2017 realizada pela Quintly, 92% dos usuários de internet usam emojis.

A comunicação por meio desses pequenos ícones acelera a interpretação e  aumentam o engajamento do público, além de diminuir o uso de caracteres. Segundo a especialista no funcionamento do Instagram, Sue Zimmerman, os emojis devem ser usados na Bio, ilustrando palavras-chave da descrição; Nas “Call to Actions” como, por exemplo: clique para saber mais; no comentários e nas hashtags.

 

  • Engajamento

                                             

O Instagram foi criado para ser uma rede social interativa, onde as pessoas publicam fotos e outras curtem e comentam. Esse engajamento é uma das ferramentas mais importantes para o Marketing Digital.

Conseguir um bom engajamento do cliente com seu público é a chave para o sucesso na rede social. Depois que o aplicativo aderiu à publicação de stories, a comunicação direta por meio de enquetes e perguntas com o público se tornou uma importante ferramenta para que o cliente entenda seu público e saiba o que está pensando e o mais importante, o que busca dele. Ainda nesse cenário, as lives são excelentes para essa comunicação mais direta, lembrando sempre, assim como nas fotos, qualidade no vídeo e no áudio são essenciais.

Outro ponto com o qual o trabalho com o Instagram deve se preocupar é com as respostas aos comentários. Mesmo os que não tenham ligação com os negócios, se estão na página, precisam ser respondidos. Além disso, quando viável, perguntas nas legendas podem desencadear vários comentários de resposta.

Uma coisa que o Marketing Digital tem que ter claro, é que o Instagram é uma plataforma usada por pessoas do mundo todo, pessoas comuns que usam o aplicativo por vontade própria e muita das vezes para interação com amigos. Ou seja, optar por entrar nesse espaço é ter ciência que nada é exato e preciso, o aplicativo funciona como um eterno laboratório, onde pesquisas são feitas e resultados são obtidos ou não.

Logo, deve-se estar disposto a mudanças o tempo todo, tanto para acompanhar as atualizações do aplicativo, quanto para mudar as próprias estratégias de divulgação.