O storytelling interativo é a base dos games, de tal forma que a história vai sendo influenciada, em tempo real, pela audiência. Entretanto, esse conceito foi adaptado para o marketing digital, em função de duas vertentes:

• a facilidade de interação das redes sociais; e
• o interesse das empresas em engajar o consumidor em suas campanhas.

A interatividade é, de fato, uma necessidade no mundo digital. A equação interativa resume de uma maneira simples:

Oferta de conteúdo útil + participação da audiência = coleta de dados.
Ou seja, enquanto os consumidores obtêm resposta para seus problemas, a empresa reúne informações sobre eles.

O Storytelling

Já o Storytelling é o que o mundo infantil conhece como contação de histórias. É uma técnica persuasiva que utiliza enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais. O objetivo da estratégia é promover o negócio e vender de forma indireta.
Dentro da produção de conteúdo, esta habilidade pode ser utilizada em diversas áreas.

Conteúdo informativo

Dicas, passo a passo, recomendações e cases, por exemplo, são alguns formatos possíveis para um conteúdo informativo.

Serviço

Uma forma de ajudar o cliente é oferecer pequenos serviços ou consultoria solicitados por ele. As soluções podem ser apresentadas, então, em um momento stories. As hashtags são ótimas para esses casos.

Comunidade

Baseado em ações que acolhem as pessoas e geram um senso de pertencimento.

Entretenimento

Nesse tipo de conteúdo, o objetivo é promover experiências e momentos marcantes para a audiência.

Storytelling interativo

A interação aplicada a estratégias de storytelling aproxima ainda mais as pessoas. Trabalhando com ferramentas mais atraentes, o poder da narrativa se expande. No storytelling interativo, as pessoas interagem porque escolhem assim, ou seja, porque se sentem envolvidas.

Em outras palavras, para que o processo funcione, a história deve mexer com as pessoas. Dessa maneira, a empresa oferece o conteúdo, gera interesse, oferece soluções e, ao mesmo tempo, capta dados do cliente.

O consumidor engajado passa, em seguida, a ser parte ativa na divulgação dos produtos e serviços. No entanto, o conteúdo deve ser envolvente e atrativo. Além disso, deve fazer bom uso das particularidades e recursos da plataforma onde está inserido.

Captando dados do usuário

Por nossa própria experiência, sabemos o quanto pode ser difícil parar e preencher um formulário. Por isso, captar dados do usuário e gerar engajamento, ao mesmo tempo, pode ser uma tarefa complicada. No entanto, esse é o propósito maior do marketing digital.

O Storytelling pode driblar esse obstáculo, pois pode ser entregue em pequenas doses. Dessa maneira, à medida que as pessoas vão sendo envolvidas no processo, passam a ser convidadas a deixar suas informações.

Afinal, histórias atraentes são feitas com palavras e ações. Clicar, rolar, passar o mouse ou dar zoom estimulam a interação. Da mesma forma, quizzes, testes, caixas de perguntas e outras aplicações envolvem a audiência na história que está sendo contada.

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É verdade que uma grande ação de storytelling interativo pode, às vezes, custar bem caro. Porém, com criatividade e um bom conhecimento da sua persona, muitas histórias interessantes podem ser contadas.

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