Buzz Marketing é, em outras palavras, o marketing do burburinho. Trata-se de uma estratégia para gerar engajamento e ampliar o posicionamento da marca. Impacto é a palavra-chave do Buzz Marketing. O objetivo é encontrar formas de fazer as pessoas comentarem sobre a marca. É causar. É provocar agitação nas redes sociais e na interação entre as pessoas.

O objetivo do Buzz Marketing é trazer visibilidade à marca, e as redes sociais são lugares ideais para uma agitação. É o que acontece quando pessoas desconhecidas estão falando sobre o mesmo assunto, a partir de um conteúdo de marca.

Buzz Marketing entrega a mensagem através de um conteúdo rico

Não é apenas uma postagem provocativa, que viralize. É mais do que isso. É um trabalho que estimula debates e discussões acerca de um tema positivo, gerando valor social para a marca.
O Buzz Marketing tem dois alvos preferenciais: os pioneiros e os early adopters. Esses são os tipos de usuários mais abertos à experimentação de novidades. Quando esse público é atingido por uma campanha, eles se encarregam de abrir o assunto à discussão com outras pessoas.

A partir daí, esses clientes farão o trabalho de divulgar o material, compartilhar o conteúdo e defender a empresa. Para isso, o conteúdo deve ser relevante e conferir valor. Quando a experiência proporcionada ao usuário é marcante, ele passa a ser um advogado e um divulgador espontâneo da marca.

Seis maneiras de ativar o Buzz Marketing

Existem seis gatilhos que, quando bem projetados, provocam a ativação do Buzz Marketing. Esses gatilhos provocam e estimulam discussões de interesse público, no segmento da empresa.

O tabu
O tabu é um assunto proibido, controverso, que induz as pessoas a debaterem, escolhendo um dos lados.

O incomum
É o revolucionário, ou seja, aquele que foge dos padrões. Uma novidade real, nunca vista, tende a ser alvo de comentários e desperta o desejo de experimentar.

O extraordinário
É aquilo que é bom demais para ser verdade. Afinal, algo realmente incrível, que provoca satisfação intensa, torna-se o assunto da vez.

O chocante
Com toda a certeza, aquilo que choca provoca uma reação. Para alguns, positiva, para outros, negativa, mas o importante é que, quanto mais chocante, mais gera barulho e discussão.

O hilário
Quem não adora ser surpreendido por uma situação que desperta grandes gargalhadas? O hilário chama a atenção e é contagiante.

O segredo
Curiosidade mata, diz o ditado popular. Pode não matar, mas ativa todos os sentidos em busca de dicas e pistas bem guardados. A expectativa pela revelação excita, instiga e dirige as atenções e conversas para aquele assunto.

Atenção ao aplicar estratégias de Buzz Marketing

O objetivo do marketing é impactar positivamente em relação à marca. Mesmo que a pretensão do Buzz Marketing seja a de provocar e criar polêmica, alguns cuidados devem ser tomados:

Estratégia enganosa
Mentira tem perna curta e sempre é descoberta. O resultado de uma estratégia enganosa é a perda da credibilidade e uma imagem negativa.

Estratégia ofensiva
Com o intuito de chocar, pode-se atingir e ofender determinados grupos. As consequências, nesse caso, podem até mesmo ultrapassar o campo das ideias.

Estratégia constrangedora
Pessoas de determinado perfil podem se sentir constrangidas por uma brincadeira que se pretendia inocente. As reações podem ser completamente diferentes das previstas e manchar a imagem da empresa. É, na verdade, quando se dá um tiro no pé.

Estude e entenda o seu público

Especialmente em ações inovadoras e arriscadas, saber o que é importante para o seu público é fundamental. Quando o cliente é surpreendido e impactado, o objetivo do Buzz Marketing foi atingido. Porém, quando a surpresa é ruim e desconcertante, o resultado pode ser fatal.
Cause. Impacte. Seja criativo, mas não perca o foco. A finalidade das estratégias de marketing digital é atrair, engajar e fidelizar clientes.

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