Estratégias inovadoras de Marketing Digital podem ajudar empresas a conquistarem ainda mais oportunidades de negócio. Afinal, as ações digitais são o foco das campanhas, sobretudo com o aumento da audiência provocado pelo “fique em casa”.

Finalidade do Marketing Digital

O mundo está cada vez mais conectado e tecnológico e todo negócio tem que seguir esse caminho, de qualquer forma. Além disso, a crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19 trouxe inúmeras mudanças para o marketing digital.

Porém, os objetivos do marketing digital, independentemente das estratégias, continuam sendo:

  • Entender seu público;
  • Educar o mercado;
  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Reforçar os diferenciais competitivos;
  • Gerar leads;
  • Conquistar clientes;
  • Melhorar o relacionamento com leads e consumidores;
  • Fidelizar clientes;
  • Gerar oportunidades de venda;
  • Lidar com feedbacks;
  • Aumentar a rentabilidade da empresa.

Otimize seus resultados com estratégias inovadoras

A dinâmica da internet não permite acomodação. As tendências são, portanto, indicadores importantes para as empresas que querem estar à frente de seus concorrentes no mercado.

Os consumidores mudam e as relações entre eles e a marca devem acompanhar essas mudanças. É fundamental trabalhar sobre as bases do marketing digital, mas estar antenado com as inovações.

Por isso, consideramos importante relacionar os principais pilares do marketing digital:

Definição da persona

A persona é o perfil de cliente ideal para o seu negócio, podendo haver até mais de uma. Por isso, deve estar entre os primeiros passos do seu planejamento. Afinal, para quem você quer vender?

Análise da concorrência

Podemos aprender com os erros e acertos de outras empresas do segmento. Portanto, levante as empresas que se destacam no seu nicho e seus maiores concorrentes. Em seguida, acompanhe seus movimentos com olhar crítico.

Palavras-chave

Sua persona define o tipo de conteúdo e os assuntos que merecem ser trabalhados em seus materiais. Mas, além disso, é preciso saber como esse conteúdo é buscado e quais palavras-chave ligam a marca ao público.

Análise de canais

Os canais de comunicação são ferramentas poderosas para a sua relação com os clientes. Então, faça as seguintes perguntas:

Metas e objetivos

Sem objetivos e metas bem definidos não é possível identificar as melhores ações de marketing e mensurar os resultados.

Estratégias inovadoras para ampliar o poder do seu marketing

A pandemia, sem dúvida, ampliou o tráfego de pessoas na internet e nos canais de relacionamento. Logo, a quantidade de empresas e concorrentes com presença digital também aumentou.

Isso significa que sai na frente quem consegue um melhor relacionamento com seu cliente. Dessa maneira, esteja atento a essa lista de estratégias inovadoras e de inovações em estratégias já conhecidas.

Incremente o marketing interativo com estratégias inovadoras

É quase impossível falar em marketing digital sem falar em interação. Mas o marketing interativo ganhou ainda mais força, na busca por oferecer a melhor experiência ao cliente. Por isso, é preciso pensar em novas formas para atrair tráfego e alcance para os canais de sua empresa, como:

  • Avaliações;
  • Questionários;
  • Jogos;
  • Enquetes;
  • Vídeos interativos;
  • Pesquisas;
  • Concursos.

Marketing de Micro Influenciadores convertem mais

O marketing de influência é uma tática já bem conhecida, entretanto descobriu-se que micro influenciadores oferecem mais seguidores fiéis. De fato, esses influenciadores possuem um nicho de mercado mais específico.

Dessa maneira, impactam públicos que realmente estarão interessados ​​em seus produtos ou serviços, aumentando as probabilidades de conversão. Uma grande aposta é centralizar ações em uma figura pública ligada à empresa, podendo ser, inclusive, o dono do negócio.

Conteúdos gerados por usuários são provas sociais

Esta é uma das formas mais autênticas do marketing boca a boca digital. O conteúdo gerado pelo usuário é criado por seus próprios clientes e usuários, através de:

  • Comentários nas postagens da marca;
  • Postagens nas redes sociais dos próprios usuários;
  • Resenhas em blogs e publicações especializadas;
  • Avaliações nas redes sociais e plataformas de serviços.

Assim, empresas e marcas ganham visibilidade redirecionando o conteúdo de seus seguidores. O material gerado por usuário, com efeito, possui autenticidade e proporciona oportunidades de relacionamento, experiências e trocas.

As oportunidades de venda estão nas redes sociais

Mudanças recentes nas plataformas sociais permitiram às empresas utilizar seus perfis como canais de vendas. Facebook, Instagram e Pinterest, inclusive, possibilitam a criação de catálogos de vendas.

Por isso, é importante que seus produtos e serviços estejam disponíveis para venda nas redes sociais. As restrições de contato tornaram os clientes mais propensos a comprar no ambiente digital. Dessa forma, construir uma experiência de compra simplificada significa aumentar as oportunidades de fechamento de negócio nas plataformas sociais.

Lives potencializam as estratégias inovadoras

Elas começaram no ano passado e se tornaram um dos tipos de conteúdo online mais populares. Instagram, Facebook e agora também Twitter, YouTube e, mais recentemente, LinkedIn já estão explorando o vídeo ao vivo.

A live se tornou um recurso vital para muitos setores, substituindo eventos tipicamente presenciais. Esta é uma das fortes tendências do marketing digital, pois possibilita infinitas formas de aproveitamento.

Stories fortalecem a presença da marca

Os conteúdos efêmeros, ou seja, aqueles acessíveis apenas por 24 horas, se tornaram imprescindíveis para fixar presença no ambiente digital. É um tipo de conteúdo que obtém uma resposta imediata do público, como, por exemplo, uma compra por impulso. Além disso, aumenta o envolvimento dos clientes com sua marca, expande o alcance e reforça o relacionamento.

Marketing de nostalgia: estratégias inovadoras revivendo o passado

Momentos importantes do passado podem ser repaginados, para atrair a atenção do seu público. Essas ações digitais podem ser mais baratas e causar um impacto maior em seu público. Resgatar embalagens antigas, cases e histórias do passado toca o emocional e desperta a lealdade de clientes atuais e antigos.

O marketing é uma entidade viva e em contínua transformação. Tanto os algoritmos de busca quanto as formas de pontuação de SEO também sofrem atualizações constantes. Nesse momento, o foco são os consumidores mobile e, além disso, as consultas semânticas e por voz.

O que vale mesmo é estar sempre atualizado e buscar oportunidades para aplicar as estratégias inovadoras, sempre que puder. Por isso, acompanhe nosso blog e, quando precisar, agende um contato com os especialistas da Prelo Comunicação.