As métricas do marketing digital que medem seu sucesso
Para que as estratégias de marketing digital funcionem para sua empresa, é necessário dedicar um tempo ao planejamento estratégico. Isso significa definir seus objetivos, metas e público-alvo.
Contudo, de nada adianta planejar e investir, se não analisamos e medimos os resultados. Por isso as métricas do marketing digital são fundamentais para analisar o seu desempenho na Internet.
Métricas do marketing digital mostram se os objetivos foram alcançados
O marketing digital compreende as ações que são feitas no ambiente digital, para atrair, reter e fidelizar clientes. Portanto, tem como objetivos:
- Melhorar a comunicação e a interatividade com seu público;
- Aumentar a competitividade;
- Garantir uma melhor relação custo-benefício;
- Ampliar o alcance da marca;
- Analisar o percurso do cliente;
- Aumentar oportunidades de vendas;
- Atrair o público ideal;
- Identificar os feedbacks dos clientes.
Dessa maneira, o marketing digital é um gerador de oportunidades de visibilidade, alcance e vendas. Logo, é importante conhecer as estratégias ideais para criar uma relação mais próxima entre sua marca e o cliente.
Estratégias que geram resultados nas métricas do marketing digital
Atualmente, os consumidores buscam informações na Internet antes de fecharem negócio com qualquer empresa. Portanto, para os clientes encontrarem a sua marca, ela deve consolidar sua presença on-line. Antes de mais nada, é preciso conhecer as estratégias que mais se aproximam do seu objetivo.
Inbound Marketing
Esta estratégia busca atrair o cliente por meio de conteúdo relevante, em qualquer canal digital.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo se propõe a educar e fornecer informações, ou seja, atrair tráfego para o site através de um blog.
E-mail Marketing
O e-mail ainda é uma das estratégias mais poderosas do Marketing Digital. Ou seja, dê valor à sua lista de e-mail, pois o seu potencial é enorme.
Redes Sociais
A maioria dos usuários de internet passa grande parte do tempo nas redes sociais. Isso significa que é preciso criar estratégias para captar, reter e engajar essa imensa audiência pronta.
Publicidade digital
O investimento em anúncios pagos é essencial para trazer as pessoas para conhecerem sua marca, seus produtos e serviços.
Estratégias de conversão, busca e SEO
São ações planejadas para otimizar a performance das demais estratégias.
Principais métricas do marketing digital
As métricas são parâmetros que devem ser avaliados e comparados ao fim das campanhas, ou em períodos determinados. O objetivo é, então, mostrar os erros e acertos de uma ação ou a performance das estratégias.
Existem inúmeras métricas dentro do marketing digital, que podem ser divididas em métricas sociais e métricas de negócio. Por um lado, as métricas sociais mostram o desempenho nas redes sociais, sendo as de negócio mais abrangentes.
Porém, elas estão relacionadas e dependem umas das outras. Dessa maneira, devem ser bem escolhidas para que a análise do trabalho seja completa.
Métricas do marketing digital sociais
As métricas sociais, dessa maneira, identificam se os objetivos da marca nas redes sociais foram atingidos. Os principais dados observados nas métricas sociais são:
Alcance: checa quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo divulgado;
Engajamento: soma de todas as ações de pessoas que comentam, curtem, compartilham ou clicamnas postagens;
Seguidores: volume de pessoas que acompanham suas publicações. Entretanto, nem sempre ter seguidores significa que todos verão o seu conteúdo.
Métricas do marketing digital de negócio
Estas são, de fato, as métricas de receita e vendas do negócio, e avaliam se aquilo em que investimos está dando o retorno esperado.
1. Retorno sobre investimento (ROI)
Essa é uma das métricas mais importantes em qualquer negócio. Afinal, é fundamental conhecer o retorno gerado por uma determinada ação, uma campanha de anúncios, ou por toda uma estratégia.
Dessa forma, o ROI mostra o retorno sobre o valor investido. Por isso, enquanto o ROI for positivo, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital.
ROI = (Receita obtida – valor investido) / valor investido
2. Custo de aquisição por cliente (CAC)
O CAC mostra quanto a empresa gasta para conquistar um consumidor, inclusive os custos em mídia e salários da equipe. Portanto, para calculá-lo, somamos todas as despesas com marketing e vendas durante um determinado período. Dessa forma, esse valor deverá ser comparado com o número de novos consumidores que entraram.
CAC = (Despesas + investimentos em marketing e vendas) / Número de novos clientes
3. Ticket médio
O ticket médio mostra quanto cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa. Usa-se o ticket médio mensal (valor total médio gasto por cada cliente por mês), também para calcular outras métricas.
Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês
4. Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)
Mede a real efetividade de um anúncio, pois o importante é saber quantas pessoas chegarem à sua página de destino. Dessa maneira, pode-se avaliar fatores como segmentação, palavras-chave, imagens e textos de anúncios e campanhas.
CTR = Número de cliques no anúncio / Número de impressões
5. Custo por clique (CPC)
O CPC serve para determinar quanto está sendo investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página. Portanto, essa métrica avalia quais versões dos anúncios estão apresentando uma melhor performance.
CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos
Métricas do marketing digital específicas
Além de todas essas métricas listadas acima, ainda existem parâmetros que servem para avaliar melhor algumas estratégias pontuais. Por exemplo, o desempenho do marketing de conteúdo depende da quantidade de visitas ao site e das conversões geradas. Nesse caso, relaciona-se o número de visitas em uma página com o número de visitantes que tomaram a ação indicada.
Contudo, já no caso de e-mail marketing, as taxas de abertura e de cliques no e-mail são, certamente, as mais importantes.
O processo de mensuração através das métricas de marketing digital é gradual, por isso é preciso ter paciência e persistência. Entretanto, elas são especialmente eficazes para extrair insights e criar oportunidades, gerando mais resultados com menos tempo e recursos.
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