Se você está há algum tempo caminhando pelo universo do Marketing Digital, certamente já deve ter ouvido falar na expressão Landing Page. Pois bem, hoje vamos falar um pouco sobre ela e como funciona.

Landing Pages, também conhecidas como página de destino, são páginas com poucos elementos e focadas em apenas uma chamada para ação (CTA – Call to Action) evitando distrações e garantindo a conversão desejada. Para isso, são criadas páginas específicas, que deixam de lado elementos que possam distrair a atenção do usuário, como menu, excesso de texto ou outras informações que são dispensáveis dentro do objetivo que é: fazer com que o usuário realize uma ação.

Como estamos falando em não distrair o cliente, é sempre bom lembrar que: a home de um site não é considerada uma Landing Page exatamente por gerar muita distração como menu superior, vídeo de depoimento de cliente, botões de CTA, formulários e assim por diante.

Existem Landing Pages com dois objetivos: Captação de leads e Venda direta

As páginas focadas em captar leads fazem isso por meio de formulários, e demais informações dos visitantes (leads) que mostraram interesse pelo seu produto/serviço, ou seja, são considerados leads qualificados, prontos para serem trabalhados no funil de vendas.

Um bom exemplo disso é quando você recebe um e-mail, normalmente referente a algo que você demonstrou interesse em pesquisas, por conta dos Cookies, e nele vem um CTA para baixar um material exclusivo ou conseguir desconto, note que nesse CTA quase sempre haverá a necessidade de preencher alguns dados ou fazer um cadastro, isto é uma captação de leads.

No caso de Landing Pages para induzir a compra, é ideal que se crie um espaço inteiramente voltado para vender. Criar uma landing page contendo apenas a imagem do produto, a descrição e o CTA para compra evitam distrações e aumenta as chances de conversão.

Na hora da construção de uma campanha, deve-se dar uma extrema atenção à construção das Landing Pages, essa ferramenta, usada da forma correta, é capaz de orientar todo o funcionamento do site e geração de leads.