Pequenas e micro empresas são, muitas vezes, vítimas de seus próprios preconceitos. É o que acontece na hora de trabalhar a marca. Para a maioria dos pequenos empresários, o branding marketing se aplica apenas a grandes corporações.

Porém, essa é uma estratégia que pode gerar o diferencial que a empresa precisa. Existem caminhos simples e eficientes para criar uma marca forte e autêntica, mesmo que em pequena escala.

O que é marca para uma empresa?

A marca, em resumo, é o conjunto das experiências do consumidor com a empresa. Logo, os sentimentos gerados por essas experiências criam o valor da marca. Para garantir que esse processo ocorra de forma efetiva, existem alguns princípios do branding que devem ser lembrados:

• Motivação dos colaboradores;
• Cuidados com a imagem e a reputação;
• Adaptação a determinados mercados e contextos;
• Visibilidade da empresa.

Quando esses aspectos são considerados, é possível levar o consumidor a se identificar com a empresa. Então, a partir da descoberta da marca e da criação de boas experiências, ele passa a:

• Considerar a marca em suas decisões de compra;
• Seguir e tornar-se fã e através dos quais será construída a comunicação interna e externa. Por outro lado, se a empresa já possui identidade visual, talvez ela tenha que ser reformulada, para observar:

• Cores, pois destacam a marca, transmitem sensações e criam associações positivas com o público;
• Logo, já que é o elemento gráfico que representa a marca e estabelece um reconhecimento imediato;
• Fontes gráficas;
• Manual da marca, visto que deve haver um guia de padronização para aplicações e publicações.

Além desses elementos de identidade visual, outro fator importante é o posicionamento. Para tanto, valores, tom de voz e linguagem devem compor um padrão. Com efeito, esse conjunto de definições será utilizado nos canais de comunicação que mais se identificam com a marca. Da mesma maneira, nortearão as mensagens e conteúdos a serem produzidos.

Branding Interno

Assim como a identidade, a adesão dos colaboradores também é essencial para o fortalecimento da marca. Nesse sentido, a empresa deve ter bem claros seus valores, para atrair pessoas engajadas com eles. Como resultado, contará com fãs internos de alta performance, que se identificam e defendem a marca.

Redes sociais

A presença nas redes sociais é uma imposição atual. Para extrair o melhor das estratégias nas redes, o foco deve estar no relacionamento com o consumidor. Ou seja, é preciso conhecer o cliente, suas dores e desejos, e oferecer a solução para os seus problemas.

As ações não apenas devem se pautar na persona, mas também na identificação da rede social onde ela está.

Postura da marca

Os valores da marca devem ser comunicados através da identidade visual, do atendimento e das interações. Em outras palavras, as estratégias devem transmitir a maneira exata como o negócio deseja ser visto.

Marketing digital

De uma maneira ou de outra, é preciso haver alguém dedicado ao marketing digital. De fato, para que a empresa se posicione e interaja no ambiente digital, existe trabalho e acompanhamento. Entretanto, em micro e pequenos negócios, é frequente que as equipes sejam pequenas e estejam sobrecarregadas.

Uma boa solução, nesse caso, é a terceirização. Dessa maneira, além de liberar a equipe interna para as operações produtivas, ganha-se em qualidade e eficiência. Afinal, micro e pequeno empreendedor, é hora de investir em sua marca!

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