Se você já se acostumou com o termo marketing digital, está na hora de assimilar mais um: Growth Marketing. O marketing de crescimento é um modelo de estratégia de marketing que alia criatividade e ciência digital. Na realidade, é um processo que testa estratégias de crescimento, visando aquisição de clientes, alavancagem da receita e retenção.
O desenho da estratégia utiliza um fluxo de testes fundamentado, com o objetivo de medir o potencial dos resultados. Ou seja, executar ações criativas, com base na análise de dados, guiadas por experimentação e otimização.
A proposta é direcionar o foco total para as possibilidades de evolução, usando recursos de SEO, redes sociais, anúncios segmentados e inbound marketing. A estratégia pode começar, por exemplo, com a criação de conteúdo com informação de qualidade, associada à marca.
Além de produzir um material de excelência, deve utilizar recursos de otimização, como palavras-chave, para obter maior ranqueamento no Google. Para o planejamento de conteúdo, podem ser usados o Facebook Ads e o Google Adwords. Dessa forma, consegue atingir todas as etapas do funil, um bom alcance e engajamento.
Iniciando no Growth Marketing
Porém, a ciência por trás do Growth Marketing é a CRO, que é a otimização da taxa de conversão. E o segredo é analisar os canais de aquisição, buscando crescimento de tráfego, alcance, engajamento e conversão. Essas portas de entrada são responsáveis pelo tráfego e pela aquisição de fãs e leads.
Então, é necessário definir uma métrica essencial para a empresa, em função de seus objetivos. Em seguida, avaliar qual ou quais desses canais tem resultado em uma melhor performance. A avaliação envolve os objetivos e os investimentos aplicados em cada meio.
De posse dos dados, pode-se redefinir os investimentos em marketing, focando nos canais que entregam os melhores resultados. Para isso, a análise deve ser feita sobre métricas bem levantadas e informações reais.
A mágica do Growth Marketing
Bom, isso é o começo. No entanto, para aplicar de forma eficaz esse modelo, é preciso mais, é necessário quebrar convenções e abrir brechas. O que significa que, além das métricas e análises, deve haver uma ação criativa. Algo que consiga transformar os clientes em vendedores da marca, acelerando o crescimento.
Um exemplo de estratégia de Growth Marketing bem construída é o cartão Nubank. Que cliente não enviou um convite para um amigo? Portanto, a mentalidade do profissional da área deve, além de estar antenada com o marketing, estar também ligada ao produto.
Para conseguir sucesso com essa metodologia, é preciso pensar além do marketing tradicional. Deve haver uma integração entre os vários setores relacionados, desde o marketing até a retenção. Para que sejam criados mecanismos de marketing incorporados ao produto, são necessários conhecimentos de marketing, produto, negócios e pessoas.
Isso significa interação entre vendas e marketing, e um foco voltado à retenção e à recorrência de receita. Para o marketing tradicional, a principal métrica é o ROI, retorno sobre o investimento. Já para o Growth marketing, CAC (custo de aquisição) e CLV (customer lifetime value) têm mais importância. Ou seja, o valor da receita gerada ao longo do tempo é maior, pois permite estratégias a longo prazo.
Marketing para negócios disruptivos e exponenciais
O funil utilizado no Growth marketing também é bem diferente do usado no marketing digital. De fato, trata-se de uma metodologia criada para necessidades específicas, como negócios inovadores, ágeis e voláteis.
Nem todas as empresas de adequam a este modelo. Entretanto, seus conceitos e ideias podem ser inseridos no marketing digital, acelerando a expansão dos negócios e o crescimento. Aprender com o marketing de crescimento pode garantir uma nova maneira de melhorar processos e gerar resultados.
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Cada negócio tem suas particularidades e o mais importante é conhecer o próprio cenário e encontrar a parceria certa.
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