Não há quem, no meio empresarial, não tenha ouvido falar sobre Marketing Digital. E, certamente, falar bem. O Marketing Digital representa um degrau acima nas relações comerciais para as empresas que o aplicam. É uma metodologia para a qual todas estão migrando, em função do direcionamento dos canais digitais e do novo perfil dos clientes. É necessário lembrar que o Marketing Digital não é qualquer ação executada nos meios digitais. Trata-se de um processo complexo que envolve várias etapas até chegar ao fechamento das vendas. Existem duas maneiras de para entrar nesse mundo: internalizando o trabalho ou terceirizando. Se sua opção é terceirizar, então é hora de uma pergunta bem pertinente: como escolher uma agência digital para sua empresa?

Afinal, há hoje um mundo de informações, ebooks, seminários e cursos, pagos ou gratuitos, sobre esse tema. Dessa forma, tem-se uma noção do que deve ser feito e como, mas, afinal, quem está apto a fazer e trazer para a empresa os resultados que ela quer e precisa?

O Marketing Digital

O Marketing Digital é o velho marketing de cara nova, com novos recursos, novos desafios e feito para novos consumidores. Potencialmente, sua principal função é garantir visibilidade, credibilidade e fechamento de negócios. É o caminho para a empresa se posicionar melhor no mercado em que atua, tornando-se referência em seu segmento.

A grande diferença entre os dois tipos de marketing está na interação. Enquanto o tradicional era focado em peças expositivas e anúncios publicitários divulgados nos meios de comunicação, no digital isso muda. No Marketing Digital, a relação é ombro a ombro, os contatos são pessoais e as interações instantâneas.

É trabalhoso porque pressupõe acompanhamento constante. Nesse sentido, a recomendação é que exista uma equipe preparada e disponível apenas com esse propósito. É fundamental que conheça profundamente a metodologia, as interfaces, as formas de mensuração de resultados, a empresa e o consumidor.
Como escolher uma agência digital ideal para sua empresa?

Olhando os aspectos financeiros

Em primeiro lugar, defina o orçamento que vai ser direcionado e as metas que quer atingir. Confira o seu plano de negócios e os objetivos de marketing. Verifique as lacunas e defina uma equipe ou pessoa que fará os contatos com a agência, definindo direcionamentos e acompanhando o trabalho.

Certifique-se que esse pessoal tenha condições técnicas para essa função ou que se prepare para isso. Desta forma, será possível confrontar o retorno que a agência trará para a sua empresa. Nessa hora, fuja das agências que oferecem preços muito baixos. Provavelmente, elas não terão infraestrutura suficiente ou saltarão etapas.
A qualidade do trabalho sobre a sua marca é a coisa mais importante para o sucesso da empresa. As estratégias de Marketing Digital devem ser bem planejadas e eficientes, e o resultado não é imediato. Saber como escolher uma agência digital implica em levar em conta a transparência da contratada em relação ao tempo dos processos e à medição dos resultados.

Avaliando as expectativas

As expectativas e necessidades serão guias para a definição do tipo de empresa a ser contratada, o porte e o tempo de contrato. Há, por exemplo, a possibilidade de contratação de uma agência ou apenas uma consultoria. O que vai pesar na escolha é o quanto a sua própria equipe pode fazer.
Os dois tipos de empresas analisarão sua empresa, seus objetivos, metas, público-alvo e produtos, mas as consultorias apenas orientam a partir daí. As agências digitais continuarão executando o plano de ação e promovendo os acompanhamentos e interações necessários ao bom andamento das campanhas.

Verificando o histórico e a confiabilidade da agência

Como escolher uma agência digital sem conhecer seu trabalho e seu portfólio? Esse é um ponto muito importante. Para isso, conheça os profissionais da empresa, analise sua estrutura e verifique o formato do relacionamento com os clientes. A agilidade nas respostas é crucial para que as demandas sejam conhecidas e resolvidas da maneira mais eficiente.
Outro ponto determinante nessa área são as certificações técnicas que a empresa e seus profissionais possuem, e seu histórico de atuação. Verifique suas especialidades e o perfil e porte de seus clientes, analisando aquela que pode atender melhor o momento de sua empresa. E, por fim, dê uma conferida em seus clientes e cases de sucesso.

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