Com o anúncio da pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social, inúmeras empresas travaram. Ficaram sem clientes, sem serviços, sem funcionários e, portanto, sem faturamento. Estava estabelecido o momento de cada uma se reinventar. Embora houvessem previsões de uma demanda cada vez maior pelo home-office, somente algumas haviam optado anteriormente pelo trabalho remoto. Como o caso da Prelo Comunicação, que, de olho no futuro, já estava funcionando a pleno vapor no novo formato. A maioria das empresas, porém, ainda não estava preparada para uma virada tão brusca, em tão pouco tempo. Mas o mundo dos negócios é rápido e todos buscaram as alternativas que mais se adequavam ao seu momento particular.
Assim, todo o Brasil, de uma hora para outra, aderiu ao home-office. Especialmente os setores de serviços e as áreas administrativas se adequaram ao tele trabalho. E qual o resultado disso? As empresas começaram a perceber as vantagens desse modelo.

Vantagens do home-office para a empresa
Embora a adoção do trabalho remoto tenha sido uma estratégia emergencial, a partir de agora as culturas organizacionais devem mudar. Nesse momento, os principais benefícios são a manutenção do processo produtivo e a preservação dos empregos. Entretanto, as empresas já podem observar uma outra vantagem bem atrativa.

Economia
As despesas mensais fixas caem de maneira considerável, sem a presença de pessoas trabalhando durante todo o dia. Recursos são reduzidos, como materiais de escritório, insumos, água, energia, utilização e manutenção de equipamentos. Sem contar que, ao ser adotado permanentemente, gerará uma enorme economia no aluguel de espaços e investimento em locais próprios.

Vantagens do home-office para os colaboradores
Embora possa causar um certo desconforto e insegurança, no final das contas, o trabalho em casa traz muitos benefícios.

Flexibilidade de horários
Com a possibilidade de organizar o próprio tempo, a tendência é a diminuição da pressão e a redução da tensão. Trabalhar de uma forma mais identificada com a própria natureza pode aliviar o estresse e, ainda, aumentar a produção. Afinal, é possível realizar as tarefas no momento em que a pessoa se sente mais concentrada e produtiva.

Conforto
Desde que bem organizado, o home-office pode trazer o conforto desejado por grande parte das pessoas. Planejar o próprio ambiente de trabalho pode ser prazeroso e motivador.
Em um primeiro momento, o trabalho solitário em casa gera uma certa euforia, mas depois surge uma sensação de isolamento. Porém, a tecnologia certa pode resolver inclusive esse problema, aproximando as pessoas, mesmo que elas estejam em suas próprias casas.

Bônus para a sociedade e para o meio ambiente!

Redução do volume do trânsito
Além de ganhar o tempo que seria gasto com o deslocamento, as pessoas evitam o estresse diário no trânsito. Esses benefícios contam muito, especialmente em grandes cidades, onde as horas perdidas são grandes e o desgaste é imenso.
Menos trânsito significa menos poluição, menos acidentes, menos estresse e menos tempo desperdiçado. O meio ambiente também agradece.

Investimentos a toque de caixa
A adaptação exigida das empresas não foi apenas na adequação de seu pessoal para o trabalho remoto. A ausência de uma cultura de home-office foi somente um dos entraves. As soluções tecnológicas tiveram que ser buscadas para a criação de uma estrutura mínima para fazer tudo funcionar.

Equipamentos e bom acesso à internet são as principais providências, mas há também todo um conjunto de ferramentas tecnológicas necessárias. E, claro, as empresas tiveram que investir em tudo isso.

De uma maneira geral, a pandemia da Covid-19 forçou a aquisição e o uso da tecnologia por empresários e colaboradores. A crise está obrigando as empresas a assimilarem a transformação digital. Um primeiro passo já foi dado, investimentos foram feitos e experiências foram vivenciadas.

Em um segundo momento, pós-pandemia, será feito um balanço de todo esse processo. Mas não há como apagar o que já aconteceu. Certamente, inúmeras empresas compreenderão melhor as demandas e o retorno desse modelo.
Muita coisa poderá ser descartada, mas aquilo que funcionou, sem dúvida, ficará.

Converse com os profissionais da Prelo Comunicação sobre a prática do home-office total. Nós ficaremos felizes em partilhar a nossa experiência.