Diante da situação atual e das incógnitas que se abrem em relação ao futuro, o destino das empresas segue incerto. Muitas estão tentando sobreviver, usando todos os recursos disponíveis, principalmente, no ambiente digital. Outras analisam o cenário no longo prazo e tentam atenuar os impactos que a crise trará.
Existe, porém, um elemento que provou ser indispensável em momentos como o que vivemos: a força da marca. Uma marca forte possui um diferencial estratégico e inspira confiança. Em tempos de crise é que se pode confirmar melhor a verdade dessa afirmação. Portanto, além de buscar soluções para os problemas diários, as empresas devem se preocupar seriamente com o branding.
Fortalecer a marca agora, para se manter no futuro. Acreditar que esse é um momento importante para entender as mudanças no cenário e iniciar relações de longo prazo. De fato, a relação com o consumidor será um fator determinante para a retomada, depois que o pior passar.
Afinal, momentos de turbulência não são permanentes, e as decisões tomadas agora vão se refletir, quando vier o novo normal.
Cumprir promessas é fundamental para o Branding Digital
É uma tendência das empresas usarem campanhas relacionadas ao momento e, em muitos casos, isso é bom. A identificação com as dores e dificuldades do cliente humaniza e aproxima a marca. Porém, se não for bem colocado e rigorosamente cumprido, pode causar um efeito inverso.
A confiança e a credibilidade são os principais ativos de uma marca ou produto, em momentos críticos da economia. Por isso, o branding pode garantir a sobrevivência das empresas, mantendo a marca como objeto de desejo dos consumidores.
Apesar de parecer um investimento de longo prazo, deve ser uma prática contínua, porque inspira e cria identidade. E, na crise, investir no branding digital, direcionando o foco para as mídias digitais, é a melhor alternativa. Agora é o momento de unir o posicionamento da marca ao alinhamento de performance e às ferramentas efetivas de vendas.
Caminhos do Branding Digital para manter os clientes fieis
O branding deve estar integrado a todas as ações que geram valor. Ao evoluir para o branding digital, o conceito de gestão de marca sofre uma migração para as mídias digitais. Então, as interações através das tecnologias passam a incluir também o desenvolvimento da marca.
Uma das medidas que devem ser tomadas, nesse sentido, é a estruturação do canal de relacionamento com os clientes. Esse é o principal caminho para alcançar a fidelização do consumidor. Fazem parte desse processo quatro ações: escutar, responder, analisar e humanizar.
A escuta
As redes sociais são efetivas na construção de uma boa imagem, mas são muito mais rápidas para destruí-la. Por isso, é importante ouvir o que o cliente tem a dizer, acompanhar todos os comentários e críticas.
strong>A resposta
Não basta apenas ouvir, o cliente quer interação, quer um diálogo. Ao postar um posicionamento ou dúvida, é certo que ele espera por uma resposta.
A análise
Especialmente as críticas e mensagens negativas são indigestas, porém, muitas vezes, elas apontam para alguma falha e sugerem alguma solução. É necessário que a empresa se posicione e responda sempre.
A humanização
A comunicação nas redes sociais deve manter o estilo e o tom próprios da marca. As interações geram conexes, quando há um toque pessoal e humano. Portanto, é fundamental criar um perfil e uma identidade que humanize a comunicação da empresa.
Branding Digital é aquela imagem que fica na mente do consumidor. É a personalidade da marca, seus valores e posicionamento. Ao lado do marketing digital, que é o responsável pela visibilidade e ações comerciais, potencializa a atração dos clientes certos. Essa parceria promove vendas e cria um ambiente favorável para que a marca permaneça forte ao longo do tempo.
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