Em poucas linhas, a equipe de comunicação de uma empresa tem os seguintes objetivos: comunicar-se com os seus públicos para o reconhecimento da marca, melhorar a credibilidade e a imagem corporativa e ainda, a conquista de novos clientes aumentando a lucratividade. Ou seja, a comunicação é fundamental para o crescimento da empresa.
Nesse material, vamos abordar cinco tópicos que a assessoria de imprensa e o marketing digital podem trabalhar para melhorar a comunicação de seus clientes.

1) Comunicação para quem?
Antes de escrever é importante saber para quem escrever e como a comunicação chega a essas pessoas. É essencial entender como esse público se organiza, qual linguagem vai utilizar para cada um e principalmente, qual a melhor forma e momento de abordá-los.

2) Tenha um plano de comunicação
Comece avaliando os pontos positivos, negativos e quais melhorias podem ser implementadas. Uma boa dica para a construção de um plano de comunicação é criá-lo usando como alicerce a missão, visão e valores da empresa, eles serão o norte para todos os conteúdos criados.

3) Tenha uma planilha
Por mais que planilhas pareçam assuntos vinculados à matemática, saiba que a base de um bom plano de comunicação é uma boa planilha organizada. Mesmo que o plano de comunicação seja anual, é importantíssimo que a assessoria acompanhe os resultados diariamente, colhendo as informações o mais rápido possível e fazendo as correções necessárias, ao passo que elas chegarem.

4) Utilize ferramentas adequadas
Nem sempre a assessoria de imprensa é o ideal para que a comunicação de uma empresa funcione. Lembra da ideia de: Comunicação para quem? O público que se pretende alcançar é a chave para saber por onde caminhar na comunicação. Nos últimos anos, o Marketing Digital e o Inbound Marketing cresceram bastante e têm apresentado resultados muito satisfatórios e o melhor, independente de porte e segmento, todo tipo de empresa pode aderir.

5) O que dá para melhorar?
Na comunicação, quando tudo estiver dando certo é porque estamos defasados. Procure aperfeiçoar sempre a comunicação do cliente, mesmo que os resultados sejam os esperados, sempre há algo que não estava contemplado no planejamento que pode ser melhorado. Tenha isso como objetivo, sempre.

Por fim, não existe fórmula mágica para trabalhar a comunicação de um cliente. Tudo depende de como a empresa atinge o mercado, como ele reage, quais são as mídias que ele consegue dominar e, por ai vai! O que uma empresa de comunicação deve ter sempre em mente é o constante estudo e aprimoramento de suas abordagens. Além disso, é preciso observar o cliente como um laboratório, fazer testes, filtrar resultados e, sempre, aplicar o que der certo.