Assessoria de imprensa na era digital

 

A assessoria de imprensa é a área que faz uma ponte entre a empresa e os veículos de comunicação. Além disso, o setor também é o responsável por manter a imagem da instituição e gerenciar as crises que surgem.

Aos poucos, no entanto, a internet modificou esse cenário e a assessoria de imprensa também teve que se adaptar. Com efeito, os veículos de comunicação se diversificaram, os ambientes ficaram mais dinâmicos e o público mudou.

Por outro lado, um dos objetivos da assessoria de imprensa é buscar mídia espontânea para divulgar novidades sobre a empresa. Isso significa que, na era digital, a área contribui bastante para aumentar o alcance e a credibilidade da marca.

O que é assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa vai um pouco na contramão da publicidade. Um publicitário, por exemplo, paga por espaços nas mídias para divulgar um produto ou serviço. Por outro lado, o assessor de imprensa deve conseguir estes espaços de maneira espontânea, gratuitamente.

A assessoria de imprensa engloba:

  • Processo de criação, pauta e construção de conteúdo;
  • Mapeamento;
  • Prospecção e trabalho de campo junto aos veículos e jornalistas relevantes do segmento;
  • Elaboração de estratégias de comunicação;
  • Escolha de veículos de divulgação;
  • Criação de editoriais para a imprensa;
  • Produção de press releases de produtos e serviços lançados;
  • Produção de press releases de eventos;
  • Acompanhamento de entrevistas;
  • Follow up com jornalistas;
  • Clipping de material veiculado.

Portanto, é necessário conhecer profundamente a empresa assessorada. Além disso, a assessoria deve saber lidar com os veículos de comunicação, entender sobre concorrência e características do mercado.

Termos utilizados pela assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa tem alguns termos bem específicos da área, embora muitos deles estejam se generalizando. Os principais são:

Briefing

Resumo contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.

Boilerplate

Trecho no final dos releases, conhecido como “sobre a empresa”. Ou seja, é uma “sinopse” do assessorado.

Clipping

Processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia sobre um cliente.

Deadline

Prazo determinado para a entrega de algum trabalho, atividades ou matérias, por exemplo.

Exclusiva

Pauta ou matéria sugerida para um jornalista ou veículo, com exclusividade.

Follow-Up

Contato com as redações e jornalistas, para checar se o material chegou ao destino e fornecer mais informações.

Key Message

Tipo de identidade que a marca quer passar para o seu público, isto é, a construção da imagem do assessorado.

Mailing

Lista de contatos jornalísticos que são usados para disparar releases, email marketing e outros assuntos.

Press Release

Matéria em formato jornalístico, redigido pela assessoria de imprensa, sobre assuntos de interesse do público relacionados ao cliente. Também pode conter um comunicado ou boletim de imprensa.

O que mudou para a assessoria de imprensa na era digital

A princípio, a assessoria de imprensa era voltada a veículos tradicionais como TV, rádio e jornais. Entretanto, nos últimos anos, o cenário mudou e muitos jornais e revistas, inclusive, migraram para o digital.

Dessa maneira, o assessor precisou compreender as particularidades de cada nova mídia, para promover notícias sobre seus assessorados. Logo, adotou também o vocabulário que, antes, fazia parte somente do marketing digital. Assim, palavras como alcance orgânico e engajamento, por exemplo, passaram a fazer parte do trabalho da assessoria de imprensa.

A reinvenção do trabalho jornalístico para as novas mídias impôs, de fato, uma rápida adaptação da assessoria. Assim, algumas atividades se tornaram importantes para o setor, como:

  • Gerenciamento e monitoramento de redes sociais;
  • Criação de conteúdos para blog, site e redes sociais;
  • Análise de concorrência;
  • Relacionamento com diferentes públicos;
  • Identificação de pautas de interesse;
  • Produção de conteúdos com linguagem adaptada para cada canal;
  • Busca de visibilidade e engajamento;
  • Criação de laços com o público da marca;
  • Análise de dados e métricas.

Habilidades estendidas

As atribuições da assessoria de imprensa, portanto, mudaram bastante nos últimos tempos. Apesar do curso de jornalismo ainda ser a base para a formação, os profissionais devem incorporar também as transformações digitais.

Por isso, algumas qualidades são essenciais para uma boa assessoria de comunicação no meio digital:

Bom relacionamento com a imprensa

Um bom relacionamento, por certo, continua trazendo mais facilidade para apresentar os releases aos jornalistas responsáveis pelas publicações.

Domínio da língua portuguesa

Essa regra de ouro também se mantém para profissionais da comunicação, seja nos meios tradicionais ou nas mídias digitais.

Estratégica

Um olhar estratégico, agora, é fundamental para encontrar as melhores alternativas de divulgação e os veículos mais atrativos. Por exemplo, dependendo do tipo de conteúdo, é melhor divulgar em portais de notícia ou nas redes sociais da empresa?

Análise dos resultados das ações

Os números passaram a fazer parte da rotina do assessor de imprensa no digital. As ações precisam ser mensuradas, e os resultados, medidos.

A realização de clipping pode ser verificada por meio das métricas, mostrando quanto foi conquistado com a mídia espontânea. Ou seja, é possível comparar o valor em anúncios com os ganhos a partir da publicação de um release.

Em síntese, a assessoria de imprensa na era digital é bastante diferente da convencional. A relação com o marketing digital se estreitou e, assim, é necessário saber lidar com ele, para obter resultados excelentes.

Prelo Comunicação – Assessoria de Imprensa e Marketing Digital