O vídeo é uma das ferramentas que vem crescendo e viralizando nas redes sociais. Uma das provas disso é, por exemplo, a pesquisa que a Inside Vídeo fez no ano passado.  O estudo mostrou que houve um crescimento de 84% no consumo de vídeo online nos últimos 3 anos. Ou seja, chegou a atingir 61% dos domicílios brasileiros. Com isso é importante saber o que você precisa para viralizar seus vídeos.

O TikTok atingiu, em setembro do ano passo, cerca de um bilhão de usuários ativos. Nesse meio tempo veio o lançamento do Youtube Shorts, assim como o crescimento do Reals do Instagram. Até mesmo a Netflix criou o Fast Laughs, que compartilha dentro da própria plataforma trechos de trinta segundos das séries. Mas, ao mesmo tempo que esse nicho de mercado se desenvolve rapidamente, por outro lado alguns perigos que estão surgindo.

Quando devo postar vídeos na minha rede?

Tudo deve partir do planejamento das estratégias de marketing. Veja mais sobre isso no texto  Estratégias Inovadoras No Marketing Digital. Para isso é preciso considerar a pergunta mais importante:  quem é seu público? De acordo com a sua resposta para essa pergunta, você já vai ter um cronograma com: tempo de cada vídeo, a frequência de postagens, qual assunto trabalhar e como abordá-lo.

O momento ideal para usar um vídeo é quando você quer passar um conteúdo de forma dinâmica. Dessa maneira, com o aumento do consumo dos vídeos, a criatividade é um dos pontos mais importantes. Então sempre crie roteiros que indiquem

  • tempo de vídeo;
  • tom de voz;
  • enquadramento;
  • plano de fundo;
  • música de fundo;
  • legenda.
Cuidados ao montar o vídeo

infográfico com dicas doque fazer para viralizar seus vídeos

A edição de vídeo

Assim como qualquer outro conteúdo postado, você deve sempre fazer uma revisão. Mas vamos ver o que precisamos prestar atenção na hora de revisar.

Um erro comum é achar que a qualidade da imagem do vídeo não é importante. Isto é, que o conteúdo em si é o que deve ser destacado no seu vídeo. Porém, tudo deve ser balanceado. Ao produzir um vídeo voltado para culinária, por exemplo, iluminação, qualidade e ambiente é que vão criar o engajamento.

Outro ponto importante é observar a narrativa da página que você está postando. Pense em cores predominantes, objetos do cenário que contribuam para a construção do vídeo e que sejam relacionados a sua marca. Uma página no Instagram por exemplo, precisa de um planejamento para que possa ter maior alcance. De fato, até mesmo um feed orgânico tem planejamento.

Ao pensar na edição de áudio, a primeira coisa é o cuidado com o excesso de barulho de fundo. Sons repetitivos e agudos, como o da obra do seu vizinho, são irritantes e quase impossíveis de serem retirados da finalização do vídeo. Por isso, sempre ouça o vídeo, sem fones de ouvido, para ter certeza que a voz está clara.

Então você gravou seu vídeo e decidiu colocar uma música de fundo? Procure ouvi-la para evitar conteúdos explícitos e nunca use trechos maiores que 30 segundos. A maior parte das redes sociais possui bloqueios devido a direitos autorais, fazendo que seu vídeo possa ser bloqueado. Inclusive, ele pode até mesmo retirado do ar. Caso você precise de um trecho longo, procure por músicas livres de direitos autorais. Nesse sentido, o Google e o Youtube possuem uma biblioteca com vários desses arquivos.

Sempre que possível, avalie a possibilidade legendar o vídeo. Com efeito, a acessibilidade é um fator importante para engajamento em algumas plataformas.

 

Hora de postar

Depois da revisão estética, é hora de pensar na programação da postagem, nas hashtags e na legenda da postagem. Lembre-se que cada plataforma vai possuir um limite de caracteres e de hashtags, então seja objetivo e use termos que estejam em alta. Procure, no Google Analytics, palavras relacionadas ao tópico, pois isso facilita o aumento do alcance do vídeo.

Conheça mais sobre o assunto acompanhando nosso blog. Além disso, conte com a Prelo Comunicação para fortalecer sua presença digital e ampliar a força de sua marca.