Bio do Instagram: capriche na descrição e potencialize resultados

A bio do Instagram é o resumo das informações da conta no aplicativo. Ou seja, é o que o visitante fica sabendo sobre o dono, assim que acessa o perfil. Ou ainda, é a plaquinha pendurada na porta de entrada do Instagram.

Bio do Instagram é o apelido de biografia, informações que revelam ao visitante quem mora ali e o que faz. É nesse lugar, então, que você deixa o seu recado.

O que colocar na bio do Instagram?

Os elementos da bio do Instagram podem ser alterados a qualquer momento. Por exemplo, em um lançamento de produto ou material novo, para um evento específico ou para realçar alguma novidade.

É um espaço pequeno, de 160 caracteres, no máximo, para escrever o que quiser. A bio fica no topo do perfil, logo abaixo da foto e do nome da pessoa ou empresa.

Os perfis institucionais geralmente trazem informações como:

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Descrição do negócio
  • Endereço
  • Prêmios
  • Site oficial
  • Hashtags
  • Telefone de contato
  • E-mail
  • Chamada para a ação
  • Perfis em outras redes sociais

Este é, aliás, o único local do Instagram onde é possível inserir links clicáveis. Entretanto, a bio aceita apenas um único link para acesso a uma página externa do aplicativo.

Como criar uma bio do Instagram?

Como a biografia está logo na entrada do perfil, é nesse lugar que o visitante identifica a empresa. E é aí, inclusive, que ele toma a decisão de seguir ou não a conta e acompanhar seus conteúdos.

Para criar uma bio do Instagram, basta entrar no aplicativo e clicar no último ícone no rodapé da página. Em seguida inserir as informações no item <Editar Perfil>.

Um bom planejamento é recomendável, já que o espaço é limitado. Portanto, pense em usar diferentes recursos, como palavras-chave, links, hashtags, caracteres especiais, emojis e símbolos.

Inspire-se nos perfis que você segue e admira, busque ideias e formatos, e mostre a alma do seu negócio.

Dicas para montar uma bio do Instagram que traz resultados

Foto, nome e nome de usuário do seu perfil

Estes são elementos que identificam a sua empresa. Isso significa que você deve escolher bem, porque representam o seu cartão de visita no Instagram.

A foto de perfil é circular e aparece em todas as suas ações no Instagram, como nos Stories e comentários. Então escolha bem, centralize e fique bem na foto.

O nome identifica a forma como você deseja ser reconhecido, o que nem sempre é o nome usual ou oficial. Já o nome de usuário deve ser simples, para facilitar o rastreamento e aumentar as chances de ser encontrado.

Informações de contato e link clicável

O site corporativo, uma Landing Page ou seus perfis em outras redes sociais, podem ser disponibilizados através de um link. Nos perfis empresariais, até o endereço físico pode ser um elemento clicável.

A chamada para a ação (CTA) é um item que não deve ser subestimado. É como um convite para que o usuário acesse alguma coisa especial, como, por exemplo:

  • Baixe o e-book;
  • Acesse o site;
  • Inscreva-se no webinar;
  • Participe do evento;
  • Assine a newsletter.

Crie uma LinkTree para a sua bio do Instagram

LinkTree é como uma árvore de links. Em outras palavras, pode conter os múltiplos links que você quer incluir em sua biografia, e o Instagram não permite.

De maneira geral, o link criado direciona para uma página externa, com vários outros links. Seja seu site, seu blog, seus perfis em outras redes sociais, suas páginas de conversão, tudo pode estar nela.

A LinkTree pode ser criada no site oficial do Linktree, embora também existam várias outras opções com esta finalidade.

Acima de tudo, é importante que você perceba que pode ganhar muito com uma bio do Instagram bem elaborada. Portanto, capriche nos detalhes e potencialize seus resultados.

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