Já falamos de Marketing Digital, Métricas e Engajamento, tudo que, além de sites, pode ser usado, também, para as redes sociais. Vimos que redes sociais são importantes e que grande parte do topo de funil se encontra nelas, mas é viável, ou melhor, necessário estar em todas?

De acordo com estudo realizado pelo Hootsuite e pelo We are Social, em 2017, mais da metade do planeta agora usa smartphone; quase dois terços da população mundial têm agora um celular; mais de metade do tráfego da web mundial vem de telefones celulares; um em cada cinco indivíduos do mundo fez compras online nos últimos 30 dias.

Como se pode ver, o mundo “online” é quase um caminho sem volta, e as redes sociais, são grande parcela desse universo. Porém, não é só porque estar nas redes sociais é fácil e rápido que se pode sair criando contas em todas as plataformas. Criar uma rede social para a sua empresa demanda responsabilidade e gestão de quem entende do assunto.

A moeda de troca do online é o tempo. Como muitas redes sociais são grátis, é possível começar estratégias sem custo. Porém, vai precisar de muito tempo para planejar, gerenciar, interagir, mensurar e repetir todo o processo. Tudo isso em uma única rede, imagina em várias!? Por isso, é importante se questionar: Quais redes sociais eu tenho à disposição?

De acordo com a pesquisa de mídia social realizada pelo Global Web Index 2019, as redes mais acessadas hoje são:  

  1. Facebook – 2,2 bi
  2. YouTube – 1,9 bi
  3. Whatsapp – 1,5 bi
  4. Twitter – 335 mi
  5. Linkedin – 303 mi

 

No Brasil, de acordo com estudo realizado pela Rock Content, as redes sociais mais usadas são: Facebook, Whatsapp, Youtube, Instagram e Twitter, para fins profissionais. O importante é entender que cada rede social é única e funciona de forma diferente.

Por exemplo, se seu negócio não tem conteúdo visual ou a persona (possível cliente) usa mais o Facebook, de nada adianta gastar tempo e dinheiro criando uma conta no Instagram. O mesmo acontece para quem investir no Facebook apenas com impulsionamentos sem definir onde quer chegar, tudo é uma questão de estudo e bom senso.

Depois de analisar, aprender sobre cada rede social e quais delas vão se encaixar melhor em cada estratégia vem outro passo importante, a geração de conteúdo diferenciado e inovador que incentive a interação entre o público e a marca, responder às dúvidas e anseios da sua audiência, criando um relacionamento sincero e que estimule as pessoas a virarem suas fãs também é essencial, independente de qual seja o veículo utilizado.