Não cometa esses erros ao enviar seu email

 

A lista de email é o ativo mais importante para as empresas, dentro das estratégias de marketing digital. Por isso, é preciso ter bastante cuidado ao contatar os leads e clientes, para atrair e manter, ao invés de repelir.

Com certeza, alguns erros em um email podem ser fatais para o sucesso de uma campanha. Embora possam passar despercebidos, prejudicam o entendimento, afetam as taxas de abertura, os cliques em links e suas vendas.

Por isso, listamos a seguir um compilado de erros que devem ser evitados em sua estratégia de email marketing.

6 erros que você não deve cometer no seu email marketing

1-      Assunto mal elaborado

Na maioria das vezes, um email é descartado apenas pela leitura do título. Dessa maneira, o essencial é criar um texto para o assunto, que seja irresistível para quem recebe. Por isso, evite:

Títulos longos demais

Tente colocar o essencial nos primeiros 25 caracteres, pois nem sempre o assunto será exibido por completo.

Títulos minimalistas ou muito genéricos

Da mesma forma, um email cujo assunto é evasivo não cria interesse no leitor.  Tente ser mais claro, mostrando um resumo do conteúdo do email, de forma atrativa.

Caixa alta ou letras maiúsculas

Um texto, mesmo que pequeno como o assunto, escrito em caixa alta, é visto como deselegante e mal educado.

Assuntos com “Re:” ou “Enc:”

Este é um truque tolo para tentar enganar o cliente. Além de ficar ofendido pela tentativa de enganá-lo, o cliente pode guardar o remetente na lista negra.

Pontuação Excessiva

Símbolos e muitos sinais de exclamação ou interrogação podem ser interpretados como indicadores de spam.

Palavras que possam configurar spam

Algumas palavras e expressões podem atrair cliques, porém algumas acendem também o alerta dos provedores de email. Por exemplo: sexo, mala direta, agora, já, divulgue, compre, dinheiro e webcam.

Suspense exagerado

Um título que traz suspense, sem dicas do que o leitor vai encontrar, tende a cair no ostracismo. Afinal, ninguém tem tempo para ficar tentando adivinhar ou checar um email enigmático.

Erros gramaticais

Por fim, esse item vale tanto para o assunto, quanto para todo o conteúdo do email. Um erro gramatical logo no título reduz grandemente suas chances de ser aberto e lido.

Além de tudo isso, seja direto, coerente, criativo e fuja do óbvio. E, de uma forma ou de outra, faça testes, cheque os resultados e avalie seu retorno.

2-      Descuido com o Pré-header

Pré-header, ou preview, é um pequeno texto que costuma ser visualizado em seguida à linha de assunto. O pré-header pode ajudar a aumentar as taxas de abertura, pois começa a mostrar um pouco do conteúdo. Muitas vezes, quando não está definido, o provedor do email mostra as primeiras palavres do corpo do email.

3-      Email sem personalização de remetente

Pessoas querem interagir com pessoas, portanto a identificação do remetente é muito importante. Afinal, quem assina o email deve ser um ser humano, demonstrando interesse e cuidado pelo destinatário.

4-      Esquecer que o foco deve estar no cliente, não no produto

A experiência do cliente deve ser o foco principal da mensagem. Ou seja, o que deve ser proposto é a solução para a dor ou o desejo desse cliente.

5-      Exagero na quantidade de CTAs

O leitor deve ser direcionado para o objetivo da sua campanha, através de chamadas para a ação, mas sem exagero. Por isso, ofereça uma CTA com o link para a página de destino principal da sua oferta.

6-      Muitas imagens ou nenhuma imagem

Aqui, vale o equilíbrio, pois muitas imagens podem pesar a mensagem, dificultando sua abertura. Por outro lado, peças com imagens costumam ser mais atrativas e terem um resultado melhor.

Por fim, antes de disparar seus emails, previna-se:

  • Revise e peça para mais alguém revisar;
  • Teste os links;
  • Teste o envio.

É sempre bom lembrar que não é possível cancelar ou desfazer o disparo de um email. Portanto, para que suas campanhas tragam o retorno desejado, confira todos esses itens, antes de enviar seu email.

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