Saiba como usar o SEO
Não é mais preciso falar sobre a importância da geração de conteúdo como estratégia de marketing digital. O Marketing de Conteúdo veio, com efeito, para ficar. Em outras palavras, produzir bons conteúdos não é mais um diferencial, é obrigação.
Até aí, tudo certo. Mas, como fazer com que a audiência acesse esse conteúdo?
Os canais que levam o consumidor até a sua produção são os buscadores. E, claro, o principal deles é o Google. Então, como colocar o conteúdo no topo do ranking do Google? A resposta é simples, porém o caminho nem sempre é fácil.
Páginas bem posicionadas têm, sem dúvida, maiores chances de atrair o público e converter leads. Entretanto, para isso, são necessárias técnicas de SEO. É necessário saber como usar o SEO, ou seja, conhecer e utilizar os critérios de classificação do algoritmo do Google.
Como usar o SEO técnico
Os critérios básicos do Google fazem parte de uma lista que chamamos de SEO técnico. Dessa maneira, são essenciais para começar uma caminhada de sucesso em direção do alcance orgânico de qualquer conteúdo.
Porém, esses critérios vão mudando com o tempo, devido às adaptações do Google. Por mais que essas mudanças ocorram com frequência, existem alguns pontos fundamentais.
Para otimizar o conteúdo
Algumas regrinhas são específicas do conteúdo. Abaixo segue uma relação de itens que mostram como usar o SEO com esse objetivo:
• Escolher a palavra-chave certa;
• Observar os primeiros resultados da busca antes de escrever o conteúdo;
• Criar títulos e descrições incríveis;
• Investir em tópicos em alta;
• Usar recursos visuais;
• Inspirar em anúncios pagos para criar title tag e meta description;
• Usar corretamente as heading tags;
• Escrever uma ótima introdução para prender o leitor;
• Escrever bons textos;
• Manter o conteúdo atualizado.
Para otimizar a página
Contudo, não basta produzir um bom conteúdo. É preciso, também, estar atento a como usar o SEO no que diz respeito à publicação. Isto significa:
• Determinar uma frequência de postagem;
• Usar URLs amigáveis;
• Otimizar a página para mobile;
• Inserir links para outros domínios;
• Ajustar os links para abrir em uma nova página;
• Encontrar novas oportunidades de link;
• Equilibrar o uso de links internos;
• Mudar a página para HTTPS;
• Incentivar comentários na página;
• Conseguir tráfego no Google Images.
Tendências de SEO para 2021
Mais do que saber como usar o SEO e suas técnicas principais, é preciso acompanhar as mudanças. Por esse motivo, listamos as principais novidades do Google para 2021, que vão pesar nas estratégias de conteúdo.
UX – Experiência do usuário
Fatores como a taxa de cliques e o tempo gasto na página passam a ser mais relevantes. Portanto, muita atenção na utilidade, na organização e na legibilidade do conteúdo.
Pesquisa por voz
Essa tendência pede palavras-chave mais longas e mais próximas da linguagem natural.
Prioridade para dispositivos móveis
Facilidade no carregamento e outras características pesam na usabilidade em dispositivos mobiles.
Princípio EAT do Google
Conteúdos devem ter qualidade, isto é, especialização, autoridade e confiabilidade.
Conteúdos longos
A tendência é que conteúdos mais longos pontuem melhor.
Pesquisa preditiva
As ferramentas orientadas por IA do Google devem privilegiar informações como:
• Histórico de localização;
• Histórico de navegação;
• Uso de aplicativos;
• Calendários;
• Histórico de pesquisas;
• Localização da residência e do trabalho.
Inclusão de vídeos e imagens
Os vídeos e as imagens deverão ser otimizados, pois terão mais relevância no algoritmo de classificação.
De qualquer maneira, o foco é oferecer uma ótima experiência para os visitantes do seu site. Afinal, além de saber como usar o SEO, o comportamento e as preferências do seu público também devem ser consideradas.
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