Janeiro Branco, Agosto Laranja, Outubro Rosa, Novembro Azul. Cores que chamam a atenção das pessoas para cuidarem de sua saúde. Mas, agora, vamos falar do Dezembro Vermelho? Se engana quem acha que essa cor se remete apenas ao Natal. Esse é o mês que marca a prevenção da Aids, uma doença infecciosa que é transmitida pelo vírus HIV.

Comemorado anualmente em 1º de dezembro desde 1988, o Dia Mundial Contra a Aids tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção, bem como a promoção dos direitos das pessoas infectadas com HIV.

Segundo dados do Ministério da Saúde, de 1980 a junho de 2018, foram notificados 926.742 casos de Aids no Brasil. Ainda, segundo o levantamento, são 40 mil novos casos anualmente.

De acordo com o Boletim Epidemiológico 2018 divulgado em 27 de novembro, em quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 por 100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos em 2017. O Brasil comemora, neste ano, três décadas de luta contra o HIV e Aids, campanhas que resultaram na redução do número de óbitos pela doença no país, graças à redução do tempo entre o diagnóstico e início do tratamento.