O uso de cookies é pauta de muita discussão atualmente. Por isso, a LGPD e outras normas e tendências de mercado trazem muita reflexão sobre o uso ou não uso de cookies. Mas antes de falar do assunto, você sabe o que eles são?

Magic Cookies

Os cookies são um produto feito por desenvolvedores. Criado por Lou Montulli, o termo vem da expressão Magic Cookie que, são pacotes de dados trocados entre servidores e programadores. Em outras palavras: os cookies armazenam seus dados e informações ao acessar uma página.

Sabe quando você procura aquele celular, relógio, fone de ouvido e, de repente, todos os sites têm ofertas com eles? Sabe quando você coloca aquele site, que é originalmente em inglês, em português, depois você o abre novamente e ele continua no idioma escolhido? Então, eles são os responsáveis por isso.

Cookies e a LGPD

Ao fazer uma pesquisa você armazena dados no dispositivo, estes dados são valiosos para empresas. Os third-party cookies são os mais disputados pelas ferramentas de anúncio, pois possuem todos os interesses de um possível cliente. Assim, é possível oferecer uma experiência personalizada para o chamado prospect (futuro cliente).

Por conta desse tráfego de informações nasceu a necessidade de uma lei de proteção de dados. Já que podem ser utilizados de diversas formas para influenciar o mercado e até mesmo a opinião de milhares de pessoas. Por isso, hoje em dia é comum ver nos sites os anúncios sobre autorização para o uso de cookies: Leia nossos termos de privacidade; Você aceita nossos cookies?” etc.

Cookie-free world

O mercado aposta na liberdade do cliente. Então, como chegar aos clientes sem ter os dados de sites terceiros? Atualmente o não uso dessa ferramenta parece inviável. Por isso,  existe o investimento das empresas em first-party cookies. Esse tipo de cookie é armazenado no próprio site da empresa.

O cliente precisa de segurança, privacidade e confiança. Aposte sempre em boas estratégias de marketing e reestruturação. O ponto é sempre testar e ajustar.

Conheça mais sobre o assunto acompanhando nosso blog. Além disso, conte com a Prelo Comunicação para fortalecer sua presença digital e ampliar a força de sua marca.