Vender pelo Instagram: comece agora!
O número de usuários ativos no Instagram ultrapassa 95 milhões no Brasil. Além disso, quase a totalidade desses usuários usa a rede social para pesquisar produtos e serviços. Portanto, deixar de vender pelo Instagram é perder espaço para o seu concorrente.
Criar uma conta comercial no aplicativo não custa nada e você pode converter a sua própria conta pessoal. Inclusive, o Instagram ainda permite vincular uma página do Facebook para ampliar o alcance do seu negócio.
Como vender pelo Instagram e valorizar sua marca
O Instagram já é uma ferramenta poderosa de negócios, seja para a venda de produtos ou para a prestação de serviços. Criar um perfil na rede agrega valor à sua marca, pois mostra profissionalismo e modernidade.
Contudo, vender pelo Instagram não é só ter um conta comercial. Você precisa conhecer o seu público, para ancorar sua estratégia de Marketing Digital nesse conhecimento.
Para isso, é necessário conhecer as dores e desejos do seu potencial cliente, ou seja, definir sua persona. Somente assim, você consegue direcionar a produção de conteúdo, engajando e fidelizando seu público.
Perfil comercial completo
O perfil comercial disponibiliza funcionalidades específicas para o marketing das empresas. Por exemplo, você pode criar anúncios, visualizar relatórios de performance, inserir link nos Stories e criar uma loja.
Para começar, insira todos as informações na Bio para que as pessoas identifiquem o seu negócio. Além disso, uma imagem da logo ou da fachada na empresa como foto do perfil cria sua identidade na plataforma.
A bio do Insta permite uma descrição livre de 150 caracteres. Portanto, aproveite para descrever a marca da forma como quer ser identificado. Use hashtags do seu nicho, emojis e símbolos e crie uma Linktree, para direcionar seu público para outros canais.
É possível, também, inserir um link para o WhatsApp, para ligar seus seguidores diretamente com o app de mensagens.
Configure sua loja para vender pelo Instagram
Você ativa a função Loja Instagram e, em seguida, o ícone da loja aparece automaticamente no perfil. Assim, você pode habilitar o modo de compras, mostrar seus produtos, colocar etiquetas com preços e vender na rede.
No entanto, você precisa de um perfil comercial, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce. Para criar o catálogo de produtos, é preciso abrir uma conta no Gerenciador de Negócios.
Faça uma boa página de detalhes do produto, com o máximo possível de informações, para gerar confiança nos consumidores. Dessa maneira, não apenas mostre credibilidade, como também diminua as ocorrências de devolução ou troca do produto.
Use boas imagens e vídeos editados
Em geral, as pessoas no Instagram dão prioridade às publicações mais atrativas e de qualidade. Portanto, para que elas se interessem pelo seu produto, em primeiro lugar elas devem ser atraídas pelas suas imagens.
Nesse sentido, você pode utilizar os filtros do Instagram e editar pelo próprio aplicativo. O importante é criar um material que seja atraente e sedutor.
Porém, evite textos longos, pois a maioria dos usuários do Instagram está mais interessada nos vídeos e nas fotos. Procure também incluir uma CTA, isto é, uma chamada para que o usuário execute algo que seja vantajoso para a marca.
Stories, Reels e IGTV
Os Stories são indispensáveis para quem quer visibilidade no Instagram, pois:
- Ficam disponível no topo do feed do aplicativo por 24 horas;
- Aumentam a interação com o público;
- Permitem medir as interações, como visualizações, visitas ao perfil, respostas e compartilhamentos;
- Não são influenciados pelos algoritmos da rede social.
Já o Reels, similar ao TikTok, permite a produção de vídeos curtos, com efeitos de edição avançados e dinâmicos. O Instagram permite vender nos Reels, ou seja, os seguidores podem clicar nas marcações para comprar um produto.
O IGTV, por outro lado, permite vídeos de at 60 minutos, podendo ser aproveitado para fazer apresentações e gerar autoridade. Dessa forma, pode ser uma boa oportunidade para tirar dúvidas, mostrar dicas e despertar o desejo dos seus clientes.
Invista em anúncios para vender pelo Instagram de forma consistente
Os anúncios possibilitam segmentar e alcançar pessoas qualificadas para o seu negócio. Por isso, explore todos os tipos de anúncios no Instagram: Stories, Feed, Coleção, Explorar e Instagram Shopping.
Para vender pelo Instagram, é interessante também criar uma estrutura de recebimentos, através de links para pagamento online. Utilize um intermediador de pagamentos, como PagSeguro, PayPal ou PicPay, para receber, emitir boletos e fazer parcelamento nos cartões de crédito.
Acima de tudo, interaja! De nada adianta montar um planejamento, definir estratégias, publicar e não dar assistência. Responda aos comentários, perguntas, marcações, menções e, principalmente, ao Instagram Direct.
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