Com certeza, quase todo mundo usa, mas nem sempre consegue extrair os melhores resultados do recurso. Por isso, é importante saber o que são e para que servem as Hashtags.
De maneira geral, uma Hashtag é um marcador usado para organizar e identificar conteúdos relacionados ao mesmo assunto na Internet. Na prática, são palavras ou expressões que se quer destacar, logo após o símbolo da cerquilha ou jogo da velha.
Particularidades das Hashtags
O objetivo de uma hashtag é contextualizar uma publicação dentro de uma categoria de assunto. Elas servem não apenas para aumentar o alcance de uma marca, mas também para pesquisa.
As hashtags funcionam tanto para medir resultados, quanto para avaliar os concorrentes e traçar novas estratégias. Além disso, elas reforçam a conexão entre os internautas e a marca.
Características das hashtags:
- São gratuitas;
- Não podem conter espaços;
- Devem conter palavras que estejam dentro do tema proposto;
- Palavras-chave curtas são mais fáceis de ler, memorizar e compartilhar;
- Em expressões, o ideal é usar letras maiúsculas no início de cada palavra;
- Um perfil público traz mais alcance e relevância para uma hashtag;
- No Twitter, o limite total é de 280 caracteres, incluindo as hashtags;
- O Youtube ignora marcações de vídeo com mais de 15 hashtags;
- O Instagram não permite mais de 30 hashtags por foto;
- Ao clicar em uma hashtag, todo o conteúdo publicado com a mesma palavra-chave será mostrado.
Para que servem as Hashtags nas redes sociais
Cada rede social trabalha com as hashtags de uma forma própria. Portanto, conheça as diferenças antes de inserir o jogo da velha de forma indiscriminada.
O Twitter é pioneiro no uso das hashtags portanto é onde existe a melhor estrutura e mais possibilidades de uso. O bate-papo em tempo real, por exemplo, é uma opção exclusiva do Twitter.
Além disso, o ranking Tendências ou Trending Topics organiza os termos mais usados. Porém, devem ser evitadas mais do que duas hashtags de uma só vez.
No Facebook, as hashtags podem ser utilizadas no mural ou em comentários, sem limitações. Dessa forma, ao clicar na tag, será mostrada uma área com todas as postagens e comentários utilizados.
Como o sistema de busca é um dos mais completos, o acesso pode ser feito através da aba de pesquisa. Mas aqui também vale a recomendação de uma ou duas hasthags, no máximo, para garantir mais engajamento.
O Instagram sugere as hashtags mais utilizadas do momento. Portanto, é aconselhável usá-las para alcançar mais visibilidade. Por exemplo, as hashtags #nofilter e #tbt são algumas das mais utilizadas nessa rede.
Uma boa prática é colocar as hashtags genéricas para ganhar mais visibilidade e as específicas para atrair o público desejado. Entretanto, o ideal é usar, em média, 8 tags no Instagram. Mais do isso pode acabar sendo considerado como spam pela rede social.
Um alerta: o uso de hashtags no Instagram é obrigatório!
Youtube
No Youtube, é bom usar hashtags específicas e genéricas para aumentar o alcance de visibilidade de um vídeo. Contudo, o engajamento diminui quando o vídeo contém muitas hashtags, estando, inclusive, sujeito à remoção.
As empresas também descobriram para que servem as Hashtags
Ao utilizar corretamente as hashtags em cada plataforma, uma marca pode alcançar maior visibilidade e engajamento. Ou seja, um negócio pode ser beneficiado através de:
- Companhas, promoções e sorteios;
- Identificação das empresas concorrentes;
- Pesquisa de resultados em tempo real;
- Otimização do SEO;
- Lançamentos, novidades e mudanças.
Em primeiro lugar, torne o alcance do conteúdo maior com tags mais genéricas. Depois, com tags mais específicas, pessoas que estão interessadas na marca e no conteúdo são atraídas. Isso significa mais visibilidade e mais interações.
Para que servem as hashtags relevantes para sua marca?
S para exemplificar, empresas de jogos eletrônicos utilizam hahstags, como #ps4 ou #xboxone, para divulgar um novo game. Afinal, são tags com alto índice de uso e pesquisa, por isso existe muita probabilidade de atrair os fãs. Do mesmo modo, empresas de roupas e artesanatos usam a hashtag #BlackLivesMatter, que é muito popular.
Então, esse pode ser um atalho interessante para as empresas. É essencial buscar não apenas as hashtags que são relevantes em geral, mas também as mais relevantes dentro da proposta.
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