Marketing digital 2021: o que muda no pós-pandemia?

A pandemia alterou o comportamento dos consumidores e mudou o panorama do mercado digital, revelando um novo marketing digital 2021. Essas mudanças continuam se consolidando, especialmente em função da continuidade do isolamento social e da expansão do home-office.

Planejar a comunicação nas empresas é ainda mais fundamental, para buscar a adequação às mudanças e novos padrões de negócio. Por isso, é importante conhecer as transformações trazidas pela pandemia.

O novo mercado e o marketing digital 2021

E-commerce mais forte do que nunca

As transações comerciais no ambiente online cresceram de forma vertiginosa, desde o início de 2020. Apesar de já ser uma tendência anterior, o mercado digital foi a única alternativa para a manutenção de muitos negócios.

A expectativa é de que esse crescimento continue acelerado, razão pela qual a presença digital não é mais uma escolha. As empresas que ainda não investiram nesse mercado devem correr para continuar prosperando e mantendo seu relacionamento com os clientes.

Consumidor mais poderoso

O novo cliente é mais impaciente, seletivo e exigente. Afinal, com tantas informações e opções disponíveis na internet, as decisões dependem, muitas vezes, apenas de um clique. Um clique para fechar uma compra ou descartar uma marca, dependendo de sua urgência ou incentivado por algum diferencial atrativo.

Por isso, para as empresas, o maior desafio é conquistar a atenção do consumidor. Por outro lado, pode ser o momento de novas empresas encontrarem o seu lugar nesse mercado competitivo.

Tudo depende de boas ideias e de ações corretas para prospectar e captar esse novo formato de consumidor. O marketing digital 2021, portanto, tem como alvo alcançar novos públicos e gerar novas fidelizações.

Tendências que direcionam o marketing digital 2021

O mercado digital pós-pandemia é fruto da aceleração de direcionamentos que já despontavam antes na economia, como:

  • Aumento dos negócios online;
  • Atendimento automatizado e personalizado;
  • Corrida para a transformação digital;
  • Valorização da experiência do usuário;
  • Fortalecimento do marketing digital;
  • Humanização, confiança e empatia nos relacionamentos comerciais.

Dessa maneira, a presença online é fundamental para as empresas, assim como a criação de estratégias assertivas de comunicação digital. O brasileiro, por exemplo, passa mais de um terço do dia conectado, e tem uma participação ativa nas redes sociais.

Nesse contexto, o marketing digital 2021 assume um comprovado protagonismo no planejamento de comunicação das empresas. Não só na pandemia, como também na retomada pós-pandemia, essa é, certamente, uma realidade global.

Para onde aponta o marketing digital 2021?

A pesquisa “Global marketing trends 2021”, da consultoria Deloitte, ilustra o que os consumidores esperam em relação às marcas. Transparência, objetividade, confiança, agilidade e foco na experiência humana são as habilidades desejadas pelos consumidores.

Transparência

As organizações que sabem por que existem e conhecem o seu público estão mais preparadas para enfrentar o atual cenário.  Ou seja, ter valores e um propósito bem definido, além de simplesmente vender, pode ser o diferencial para o sucesso.

Objetividade

Para ficar à frente da concorrência, torna-se necessário elaborar estratégias de engajamento com base na participação ativa do cliente. Além disso, é preciso encontrar este consumidor em seus diversos canais de relacionamento.

Mais ainda, é interessante criar experiências inovadoras por meio de parcerias entre setores. Isso significa que os profissionais de marketing devem expandir suas habilidades criativas, buscando encontrar soluções adaptadas ao novo consumidor.

Confiança

A confiança é conquistada aliando compromisso e competência. As grandes crises trazem à tona valores que as marcas devem identificar e compreender, para atender à expectativa dos clientes.

Agilidade

Uma forte característica do marketing digital 2021 é a agilidade no enfrentamento aos novos desafios. As rápidas mudanças no comportamento consumidor e a velocidade no surgimento de novas tecnologias exigem uma aceleração nas estratégias.

Assim, estarão à frente as marcas que entregarem conteúdos, mensagens, ofertas e soluções aos clientes, com a rapidez necessária. Este é o momento de tornar o agile marketing uma realidade.

Foco na experiência humana

Outra vertente com intensa valorização é a do marketing digital humanizado. De fato, criar conexões profundas com o público torna-se fundamental para o reconhecimento da marca.  Mais do que métricas, números e taxas de conversão, o cliente espera, acima de tudo, uma experiência marcante.

Enfim, o que realmente importa no marketing digital 2021 é responder rapidamente aos desafios, com responsabilidade e foco no cliente. Apesar das mudanças e da instabilidade da situação atual, o futuro aponta claramente para uma maior qualidade nas conexões humanas.

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