O lançamento digital é uma das estratégias do marketing digital. Em síntese, seu objetivo maior é gerar alto fluxo de receita em um período pequeno de tempo. Em outras palavras, é criar expectativa na audiência, com uma oferta tentadora, que começa e termina em datas predeterminadas. O segredo do lançamento digital é gerar ansiedade, curiosidade, urgência e valor ao objeto da venda.

Trata-se de uma estratégia agressiva que utiliza ao extremo o gatilho mental da escassez. De fato, a técnica busca a obtenção de resultados acima da média, explorando as compras por impulso.

Como preparar o terreno para um lançamento

Com a finalidade de criar uma oferta irresistível, os gatilhos mentais são amplamente utilizados. Autoridade, urgência, escassez, exclusividade, dentre outros, recheiam as estratégias de divulgação.

Portanto, algumas ações devem ser colocadas em prática, antes do lançamento propriamente dito. Sem elas é quase impossível utilizar essa estratégia. Afinal, todo o processo começa bem antes de abrir o carrinho de compras.

Redes sociais

A publicação de conteúdo relacionado nas redes sociais prepara a audiência. Para isso, a persona deve estar bem definida. Por outro lado, o conteúdo deve ser relevante e ajudar o público a solucionar suas dores e problemas.

Práticas de SEO

Para ser encontrado, site e conteúdos devem explorar as técnicas de SEO. Isso significa utilizar recursos que ajudem a alcançar boas posições em sites de busca.

Anúncios pagos

Os anúncios pagos ampliam o alcance da divulgação do lançamento. Dessa forma, extrapolam o alcance orgânico, que é um pouco mais lento. Além disso, é aconselhável disponibilizar um benefício gratuito, como um ebook ou um webinar, por exemplo.

Os materiais gratuitos são a melhor forma de gerar leads para as próximas ações. É, portanto, uma das primeiras etapas do funil de vendas. Com efeito, ao receber um material relevante, o lead se sente grato e tende a se tornar um consumidor.

E-mail marketing

Os contatos por e-mail são fundamentais em toda campanha de marketing. Não apenas para estreitar o relacionamento com o lead, mas também para converter esse lead em cliente.

Marketing de afiliados

Afiliados são replicadores e divulgadores pagos. Representam, dessa maneira, novas plataformas de divulgação para as campanhas de lançamento.

Tipos de lançamento mais usados

Lançamento Semente

Esse tipo de lançamento vende algo que ainda não existe. Por isso, é ideal para produtos digitais. Ao mesmo tempo em que acontece a venda, eles vão sendo produzidos. De tal forma que as pessoas interessadas ajudam a criar o produto, através de seus desejos e interesses.

Lançamento Interno

Nesse caso, o lançamento é feito apenas para a própria base de contatos do lançador. Ou seja, é direcionado para uma audiência já conhecida e engajada. Apesar de menor, é bastante eficiente.

Lançamento Externo

É um passo além do lançamento interno. Foca não apenas na própria audiência, como também em estratégias de atração de mais leads. Entretanto, requer um investimento maior.

Lançamento Relâmpago

Se o lançamento em si já é agressivo, o do tipo relâmpago é ainda mais. A oferta exclusiva estará disponível por apenas alguns dias. Para que tenha bons resultados, a base de contatos deve ser bem engajada.

Lançamento Perpétuo

Essa modalidade cria um fluxo contínuo, utilizando novos leads que entraram na lista. Costuma ser mais eficiente se iniciado logo após um lançamento interno de sucesso.

Lançamento de afiliado

Assim como um produto próprio pode ser lançado por um afiliado, o inverso também pode acontecer. Uma vez que o produto é de outra pessoa, o lançador ganhará sobre o percentual combinado.

A estratégia de lançamentos é uma boa maneira de conseguir resultados satisfatórios, principalmente com produtos digitais. Porém, pode ser utilizada para qualquer tipo de produto, desde que seja bem planejada.

E então, vamos lançar hoje?

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