Já mostramos que os vídeos são sucesso nas redes sociais, tanto nos perfis pessoais quanto nas empresas. Gravar vídeos é garantia de melhores resultados na divulgação de produtos e serviços. Afinal, é uma das melhores formas de acompanhar as tendências de consumo do público. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, não é demorado, nem caro e nem exige conhecimentos técnicos avançados. Com os recursos tecnológicos disponíveis hoje, qualquer pessoa pode gravar vídeos e postar na internet.

Nossa proposta agora é trazer algumas dicas de como gravar vídeos que realmente causam impacto. Na realidade, o que faz um vídeo ser bom é o que é feito por trás da câmera, independente das ferramentas utilizadas. Portanto, falta de recursos não é desculpa, já que com apenas um smartphone é possível gravar vídeos de boa qualidade.

Quando e onde usar vídeos

No site ou no blog
Esses canais são essenciais para o fortalecimento da marca no ambiente digital. Ao procurar referências na internet, clientes em potencial encontrarão no site informações para uma decisão final. Dessa forma, gravar vídeos e postar no site pode aumentar o tempo de permanência e melhorar a conversão.

Vídeos também são recursos mais eficientes para quebrar barreiras de linguagem e aproximar o público do produto e da empresa.

Nas redes sociais
Uma ótima maneira de utilizar vídeos é como um material rico, podendo, através dele, capturar leads de possíveis clientes. Além disso, é uma forte presença nas redes, desde que esteja alinhado à estratégia de marketing.

Em todas as etapas de venda
Os vídeos podem ser usados em todos os estágios do funil de vendas do marketing digital. No email marketing, é capaz de aumentar em mais de dez por cento as taxas de abertura.

Como gravar vídeos impecáveis com um smartphone

A melhor dica é essa: aproveitar a vantagem da mobilidade para gravar vídeos mais espontâneos e com mais liberdade. Porém, algumas providências são aconselháveis:

Limpar a lente
Apesar de parecer óbvio, é fundamental manter limpa a lente da câmera do smartphone, para melhores resultados.

Conferir o áudio
Normalmente, o áudio fica melhor em ambientes fechados e silenciosos. Porém, se não for possível, o aparelho deve estar bem próximo da pessoa que fala. Além disso, deve-se tomar cuidado para não tapar o microfone durante a gravação.

Filmar na horizontal
Para que o vídeo seja visto em tamanho real em qualquer dispositivo, o smartphone deve estar na horizontal. Para manter o nivelamento, pode ser usado o horizonte ou um prédio como referência.

Manter o smartphone firme e estável
Para isso, é aconselhável utilizar as duas mãos, com os cotovelos colados na lateral do corpo e os pés firmes no chão. Para uma movimentação suave, deve-se mover toda a parte superior do corpo junto com a câmera.

Os apoios ou tripés também podem ser utilizados, permitindo gravar vídeos com mais segurança e firmeza.

Usar regras de composição
Algumas regrinhas podem ser usadas para atrair os olhos do espectador para uma determinada parte da cena. Uma delas é a regra dos terços, que divide a tela em três partes na horizontal e na vertical, formando nove quadros. Os quatro cantos do quadrado central são ideais para posicionar a parte mais importante da filmagem.

Caso o modelo de smartphone não ative as grades no modo vídeo, pode-se mudar para o modo foto, enquadrar e voltar para a gravação.

Conferir a iluminação
É preciso usar a luz disponível a favor da qualidade do vídeo. Por exemplo, ao filmar ao ar livre, a luz do sol deve iluminar por igual a cena a ser gravada. Entre o enquadramento perfeito e a luz perfeita, deve-se dar preferência à iluminação.

Definir o foco manual
Alguns aparelhos permitem ajustar manualmente a exposição e o foco. O ajuste manual é uma boa opção para objetos próximos e detalhes.

Conhecer as limitações do dispositivo
Quantidade de memória disponível e carga da bateria são informações muito importantes para não causar frustração ao gravar vídeos. É bom lembrar, também, que os smartphones não possuem lentes de zoom e que o zoom digital reduz a qualidade da imagem.

Acessórios
Os acessórios podem ajudar (e muito) na qualidade e na facilidade de gravar vídeos. Assim como o tripé, filtros analógicos, lentes acopláveis, microfone externo, estabilizador motorizado, e outros, podem fazer a diferença.

Edição
Nem sempre é preciso fazer uma edição do vídeo. Muitas vezes, cortar no início e no final e colocar as imagens em ordem é o suficiente. Caso seja necessário, a maioria dos aplicativos de edição nativos dos smartphones podem servir. Mas existem também bons apps fáceis de utilizar, no mercado, inclusive gratuitos.

Pronto. Agora é hora de compartilhar a gravação. Quanto mais gravar vídeos e compartilhar, maior a chance de reunir experiência e melhorar a qualidade.

Pronto para começar? Conte com a Prelo Comunicação para mais dicas e acompanhe o nosso blog!