Curso online de Marketing Digital vale a pena?

 

As ofertas para curso online ficaram ainda mais frequentes depois do período de isolamento social, no último ano. De fato, nunca foi tão fácil aprender. Em contrapartida, nunca foi tão difícil escolher.

O Marketing Digital é uma das áreas com mais oportunidades de aprendizado do momento. Com efeito, é também uma das áreas mais sintonizadas com o novo modelo de mundo digital.

Afinal, todos os anúncios do Google e redes sociais, todo o conteúdo que você lê e assiste, é marketing digital. Ou seja, tudo isso é resultado do trabalho dos profissionais de marketing digital.

O que é um curso online de Marketing Digital?

O marketing digital agrega todos os métodos e técnicas usadas para promover um produto ou serviço, no ambiente online. A área alcança vários domínios, que incluem tanto as mídias sociais, quanto os mecanismos de busca e o e-mail marketing. É, na verdade, muito fácil perceber a complexidade e a importância atuais do papel do marketing digital.

Dessa maneira, um curso online de marketing digital pode focar em um de vários setores dentro da amplitude da área. Desde as habilidades técnicas até as criativas, você vai encontrar um curso que oferece seu desenvolvimento específico.

Dentro do marketing digital, existem cursos que favorecem a aquisição de conhecimentos em:

Search Engine Optimization (SEO)

Esta é a área mais técnica do marketing digital. As empresas utilizam ferramentas de SEO para conseguir mais tráfego em seus websites. Elas têm como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos mecanismos de busca.

Somente o Google recebe cerca de 60.000 buscas a cada segundo, todos os dias. As pessoas fazem buscas nessas plataformas para conseguirem respostas. O trabalho do analista de SEO é garantir que essas respostas levem a páginas específicas, através de mecanismos de otimização.

Marketing de mídias sociais

As redes sociais se tornaram excelentes alternativas para as empresas promoverem e venderem seus produtos e serviços. Contudo, cada uma delas tem suas características e seus próprios algoritmos para a visualização e o alcance das publicações.

Por isso, desenvolver um trabalho de marketing de mídias sociais é quase uma obrigação para os negócios da atualidade. Tanto para conseguir um alcance orgânico, otimizado por técnicas de SEO, quanto para atrair resultados com anúncios patrocinados.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é parte do Inbound marketing, especializado na criação e promoção de conteúdo de valor para o público. Dessa maneira, a entrega de conteúdo relevante ajuda a estabelecer confiança com o público e atrair novos fãs.

O marketing de conteúdo é tudo que é visto na internet, desde artigos de blog até vídeos do Youtube, As marcas procuram resolver os problemas da vida real de seus potenciais clientes, através da produção de conteúdo de qualidade.

Entretanto, para que o conteúdo atinja o público desejado, o produtor deve conhecer sua persona e ter conhecimentos de SEO.

Email Marketing

O email marketing é utilizado tanto para outbound, quanto para inbound marketing. Páginas de captura de emails são criadas, com o objetivo de captar leads e criar listas de contatos.

Mesmo não sendo novidade, o email ainda é uma das ferramentas online mais poderosas para geração de resultados. Por isso, as empresas ainda continuam bastante dependentes do Email marketing.

Por que fazer um curso online de Marketing Digital?

Empresas de todas as áreas estão se esforçando para desenvolver uma forte presença online. Seja você um empreendedor, seja um profissional da área, você vai sempre precisar ter um conhecimento básico de marketing digital.

Para os profissionais, quanto mais desenvolver habilidades de marketing digital, melhor, pois é uma área com alta demanda. Afinal, o marketing digital permite que as marcas alcancem maior público, aumentem a escala do negócio e gerem mais receita.

Além disso, é possível fazer apenas um curso online na área específica que você deseja, ou, ainda, quantos cursos desejar. Para o mercado varejo, inclusive, o que conta é o conhecimento demonstrado na prática e os resultados conquistados.

Assim, se você é ou deseja se tornar um empreendedor em qualquer área, estudar e aprender marketing digital é essencial. Por outro lado, se você quer trabalhar com marketing digital, nada melhor do que aprender, promovendo o seu próprio negócio.

Então, bons estudos!

Você também pode conhecer mais sobre Marketing Digital, acompanhando nossos conteúdos, no nosso blog, atualizado semanalmente.

Prelo Comunicação – Assessoria e Marketing Digital.