Como criar uma campanha de anúncio no Facebook e no Instagram

 

Fazer uma campanha de anúncio envolvendo as duas redes sociais mais populares ficou mais fácil. Com efeito, Facebook e Instagram agora andam juntos e usam a mesma plataforma de criação de anúncios. O que isso significa? Que, mais ainda, continua indispensável anunciar no Face, para melhorar os resultados das estratégias online. Para isso, foi criado o Business Suite, onde é possível gerenciar as páginas conectadas dos dois aplicativos, ao mesmo tempo.

O que é uma campanha de anúncio?

Dentro do Business Suite, há a opção de criar e visualizar os anúncios publicitários ativos. Esses anúncios, inclusive, poderão aparecer na lateral da sua time line, na própria linha do tempo, como um post, dentro de páginas e em grupos.

O Gerenciador de Anúncios do Facebook permite a criação de diferentes formatos de Ads, ou seja, anúncios, e modelos de segmentação. Assim, é possível criar desde propagandas, até impulsionar conteúdos, promover Fan Pages ou eventos, estimular curtidas ou gerar leads.

O formato da campanha deve, sobretudo, estar alinhado com os objetivos de negócios específicos da empresa, para as plataformas.

Campanha de anúncio no Facebook Business Suite

O Business Suite permite gerenciar todas as contas conectadas do Facebook e do Instagram em um só lugar, pelo desktop. Possui várias opções, como:

Visão geral

Aqui é possível ver atualizações e informações, a página inicial, assim como publicações e anúncios recentes. Além disso, você também pode criar uma publicação ou promover sua empresa nessa seção.

Caixa de Entrada

Acesso aos novos comentários e mensagens, seja da Página do Facebook, seja do Messenger, seja das contas do Instagram. Além disso, possibilita criar respostas automáticas para as perguntas que as pessoas costumam fazer.

Publicações e stories

Para publicar ou programar novos stories e publicações tanto para a Página do Facebook quanto para a conta do Instagram.

Anúncios

Esta é a opção para criar uma campanha de anúncio. É possível criar e publicar um anúncio no Facebook e Instagram, assim como turbinar as publicações e promover a Página.

Insights

São os detalhes sobre o desempenho e atividades no conteúdo compartilhado, bem como as informações sobre o seu público.

Mais ferramentas

No Business Suite para desktop, estão incluídas outras ferramentas, como Gerenciador de Anúncios, configurações do negócio e configurações da Página.

Estrutura de uma campanha de anúncio no Business Suite

Pode-se criar um anúncio, seja selecionando no menu, seja clicando no botão Promover, localizado no topo da página inicial.

O Facebook divide a atividade em três caminhos:

  • Anúncios automatizados;
  • Escolher um meta;
  • Turbinar conteúdo existente.

É muito importante escolher uma meta para o anúncio, de acordo com seu planejamento de marketing. Em função da meta selecionada, as seguintes informações podem ser solicitadas:

Criativo do anúncio

Nessa tela, escolha um formato, carregue uma foto ou vídeo e insira o texto e o título do anúncio. Além do mais, você também pode selecionar a chamada para ação e decidir se deseja usar posicionamentos automáticos.

Categoria de anúncio especial

Para veicular um anúncio especial, como para ofertas de crédito, emprego ou habitação.

Público

Segmente o seu anúncio, selecionando as características específicas do seu público, como interesses, localização, gênero, faixa etária e outras.

Duração do anúncio e orçamento

O anúncio pode ser veiculado continuamente, com um orçamento diário, ou com uma data de encerramento. Em seguida, é estimado o número de pessoas que ele alcançará, com base no que você selecionar.

Informações do cliente

É possível selecionar quais informações você deseja coletar dos clientes no formulário.

Pagamento

A cobrança e a forma de pagamento são definidas aqui, de acordo com a sua preferência.

Uma prévia do anúncio é mostrada, para que você possa acompanhar como será exibido, nos diferentes formatos. Logo após clicar em Promover, o anúncio entra em análise pelo Facebook e seu status pode ser visto na opção Anúncios.

Turbinar conteúdo existente

Essa é a terceira opção do menu de anúncios, e pode ser feita, inclusive, para uma publicação do Instagram. Dessa maneira, é preciso escolher o objetivo e informar se deseja um botão para adicionar à sua publicação turbinada.

Da mesma forma que na criação de anúncio, você deve escolher o público, a duração, o orçamento e a forma de pagamento.

Enfim, para concluir seu anúncio ou publicação turbinada, acesse Anúncios na barra lateral esquerda e clique no botão Concluir anúncio. Os anúncios expiram após sete dias.

Essas informações foram úteis para você?

Então, acompanhe nosso blog para ver mais conteúdos relevantes para suas campanhas de marketing nas redes sociais.