Black Friday: use boas estratégias do Marketing Digital

 

A Black Friday representa um período do ano bastante esperado, tanto pelos consumidores, quanto para as empresas. De fato, assim como os clientes aguardam para aproveitar as ofertas especiais, os lojistas focam no aumento das vendas e de novos clientes.

Portanto, aproveitar a Black Friday é quase obrigatório, para quem precisa intensificar o faturamento no final de ano. É o momento de aplicar boas estratégias de marketing digital, para atrair e fidelizar clientes. Por isso, aqui vão algumas dicas para você se inspirar.

O marketing digital da Black Friday

As estratégias para alavancar vendas nessa data devem não só despertar o interesse do usuário, mas também diferenciar a marca. Afinal, não basta ter bons produtos e preços especiais, é preciso fazer tudo isso chegar até o cliente.

Em primeiro lugar, se sua empresa já participou de edições anteriores, cheque o seu histórico. É importante rever quais vendas foram concretizadas, as conversões e o comportamento do consumidor. Desse modo, você consegue entender o que funcionou bem e o que precisa ser modificado nesta edição.

Analise a quantidade de vendas concretizadas, a taxa de rejeição, os acessos, o lucro e o ROI das ações de marketing. Em seguida, comece a planejar as ações e antecipar-se às necessidades do consumidor.

Planejamento para a Black Friday é fundamental

A Black Friday, em 2021, está marcada para 26 de novembro, mas são comuns as promoções durante toda a semana. Então, comece a se planejar já.

Calcule os descontos e a dinâmica das promoções, por exemplo, com antecedência. Analise o momento financeiro da empresa, o estoque e o fluxo do caixa e defina, com clareza, ofertas realmente atrativas.

É, portanto, o momento de definir o tipo de promoção a ser oferecido. Ou seja, se os descontos serão no preço do produto, no total da venda ou pelo número de peças adquiridas. Estude, também, outras possibilidades, como descontos para compras de itens adicionais ou descontos progressivos.

Além disso, garanta que o seu preço de venda ainda traga lucratividade e busque negociações com fornecedores. Veja, por fim, as questões referentes à entrega e ao frete.

Invista nas redes sociais e no email marketing

As redes sociais são fortes aliadas na Black Friday, pois a divulgação é fator primordial, nesse caso. Afinal, ter produtos de qualidade com preços atrativos, mas não divulgar, não resolve.

Com audiências cada vez mais conectadas, identifique onde o seu público está e invista nessas plataformas. Aproveite, inclusive, para turbinar a ação, criando campanhas que utilizem hashtags.

Acima de tudo, utilize o e-mail marketing para despertar a curiosidade dos clientes e fechar mais negócios durante a Black Friday. Essa ação é fundamental, pois sua lista de emails contém os leads que, de fato, têm interesse pela sua marca.

Cheque sua loja virtual e ofereça uma experiência agradável ao cliente

Espera-se um aumento grande no tráfego, durante a Black Friday, de tal modo que existe risco de travamento e lentidão.  Por isso, evite perder negócios, garantindo a estabilidade da sua plataforma de e-commerce. Confira também o SEO do seu site, das suas páginas, títulos, anúncios, use gatilhos mentais e garanta uma melhor performance.

Por outro lado, acompanhe de perto a logística do seu e-commerce, mantendo o sistema de estoque atualizado. Mais ainda, reveja a sua política de trocas e pós venda.

Com efeito, a experiência do cliente durante todo o processo será decisivo para um retorno e, até mesmo, sua fidelização. Procure, também, recompensar seus clientes fiéis, com promoções voltadas exclusivamente para eles.

Invista em Anúncios Patrocinados na Black Friday

Promova suas ofertas e descontos na Black Friday, utilizando ferramentas como o Google Adwords e o Facebook Ads. Trabalhe bem as palavras-chave que utilizará nas campanhas, para conseguir mais alcance e um bom ROI.

O que vale é usar a criatividade para criar seus anúncios, analisar, otimizar e descartar aqueles que não geraram resultado. Além dos anúncios no Facebook e do Instagram, os posts patrocinados no Twitter também podem surpreender. Muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos nas promoções, por isso, pesquise e use esse recurso com inteligência.

Enfim, eleja os produtos mais alinhados aos seus objetivos e ao seu público, defina suas estratégias e planeje suas ações. Em seguida, prepare-se para um boom de vendas e muito trabalho para você e sua equipe!

Boas vendas na Black Friday!

Prelo Comunicação, a sua agência de Assessoria e Marketing Digital.