O título parece um pouco exagerado? Pode ser que sim, mas as APIs são interfaces bastante utilizadas para troca de dados entre sistemas diferentes. E estão por toda parte, permitindo que os aplicativos se comuniquem sem o conhecimento ou intervenção do usuário. Por exemplo, para reservar um hotel ou avaliar uma casa, você pode estar usando os dados do Google Maps, sem acessá-lo diretamente. Aliás, o Google Maps é um dos programas mais visualizados através de API. É assim que os sites conseguem mostrar a localização de um objetivo e até indicar a rota para chegar lá.

API – Interface de Programação de Aplicativos

API, em português, significa Interface de Programação de Aplicativos e é um conjunto de rotinas e padrões de programação. Consiste em uma forma programada e disponibilizada para integrar sistemas ou acessar um aplicativo ou plataforma da Web.

A interface é desenhada para ser segura, promover facilidade de integração e oferecer benefícios como monetização de acessos, por exemplo. É usada por desenvolvedores para aproveitar funcionalidades e ferramentas específicas de determinados aplicativos em outros.
Uma API funciona como uma barra de conexões deixada disponível por um sistema, para ser acessada por aplicativos distintos. Esse acesso é liberado através de padrões e especificações próprias daquela interface.

Vantagens da integração por APIs

Segurança e redução no volume de dados
Para acessar um sistema usando uma API, a aplicação deve conhecer o segredo do cadeado que fecha o portão. Além disso, cada portão dá acesso apenas à funcionalidade vinculada a essa entrada. Assim, com um conjunto específico de informações é possível acessar uma área específica do aplicativo proprietário.

Monetização e auditoria de acessos
As APIs podem ser públicas ou privadas e o acesso através delas é monitorado. Esse mecanismo permite a quantificação e a identificação das passagens pela API. Dessa forma, é possível monetizar por acesso e auditar os acessos.

API no mundo dos negócios virtuais
Além do exemplo dos sites de hotéis e corretoras de imóveis, são muitos os nichos de mercado que utilizam algum tipo de API. A integração do Facebook com o Instagram e do Whatsapp com os Contatos do celular também podem ser citados aqui.

Facebook e outras redes sociais
Inúmeros aplicativos permitem acesso através do Facebook. As empresas utilizam a popularidade da rede social para simplificar a entrada em seus próprios aplicativos.

É o que acontece quando você vai acessar o Uber, por exemplo, e ele disponibiliza um botão: Entrar com Facebook. Não apenas o Uber, mas vários outros serviços utilizam o Face como chave única. Em contrapartida, o Facebook engorda seu banco de dados com as informações do usuário.

Outras redes sociais também oferecem API, além do aplicativo Gmail. Esses programas armazenam informações muito úteis sobre os usuários, inclusive sobre hábitos de consumo. Tudo isso pode enriquecer as estratégias de marketing digital e vendas de uma empresa que utiliza a API.

Operadoras de crédito
Os sites de e-commerce utilizam serviços de bancos e operadoras, para habilitar o pagamento por cartão. Esse tipo de aplicação permite segurança e agilidade na concretização das transações.

Whatsapp
A API do Whatsapp Business tem se mostrado fundamental para as empresas que buscam uma interação ágil com seus clientes. Com ela, é possível oferecer diversos atendimentos e até mesmo criar chatbots para Whatsapp dentro do site da empresa.

Percebeu a importância das APIs? Citamos somente alguns exemplos do que pode ser feito utilizando os recursos de Interface de Programação de Aplicativos.

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