Foi-se o tempo em que a comunicação empresarial (Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing e Publicidade) se bastavam de bons releases, textos bem escritos e propagandas no horário nobre. Hoje, com a presença incalculável da internet, tudo mudou, e não foi só para as redações jornalísticas que as inovações tecnológicas trouxeram mudanças. Acompanhar essa tendência se tornou um dos maiores desafios dos meios de comunicação como um todo. Estar ligado às demandas do ambiente online, com o mercado de notícias se aproximando cada vez mais das práticas de marketing tornou regra universal para todos que trabalham com comunicação.
Quase tudo que o sol toca nessa terra tem sua versão online, jornais, lojas, supermercados. É possível comprar tudo e vender tudo na internet. Quem não pediu comida pelo iFood que atire o primeiro hambúrguer. Em contrapartida, esse universo imensurável que é a internet aceita tudo, e a briga para ser o melhor, mais atraente, com melhor relacionamento e, consequentemente, com mais lucro, é acirrada.
Como já falamos em publicações anteriores, uma comunicação efetiva, nesse momento é essencial para o bom desempenho das empresas. Porém, como mostrar para cliente que seus métodos estão sendo efetivas? Na comunicação tradicional (outdoors, tvs, rádios, panfletagem e etc.) não é possível mensurar quantas pessoas, de fato, vão adquirir os produtos e/ou serviços oferecidos.
No meio online isso já é diferente, no trabalho com sites, blogs, e redes sociais é possível criar métricas que, de acordo com Hugo Rocha, cofundador do blog Klickpages, nada mais são que “um conjunto de valores mensuráveis, utilizados pelas equipes de marketing para identificar e medir o desempenho geral das estratégias e campanhas”.
Então, se seu cliente já está online, já possui campanhas e já busca interação com o público, como criar um planejamento de métricas para mensurar esses dados e calcular os próximos passos?
1 – É fundamental entender que métricas podem se dividir em camadas, indicadores e formatos diferentes e isso é essencial para facilitar o trabalho. Por exemplo, podemos dividir uma métrica em três camadas básicas: Métrica; Dimensão e KPI (Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Desempenho).
- 1.1 Métrica: moradores de uma cidade, visitantes de um site, vendas, assinantes, usuários ou até mesmo quanto tempo durou cada visita. Tudo que possa ser mensurado.
- 1.2 Dimensão: conjunto das métricas, (simples assim), ou seja, se a métrica é o número de moradores de uma cidade, a cidade será a dimensão.
- 1.3 KPI: é o indicador de conversão, por exemplo o PIB de um país é um indicador. Nos negócios digitais, bons KPIs são conversão, retenção, visibilidade e percepção.
2 – Depois dos dados coletados nas métrica, é hora de montar e mensurar, esse processo que vai te trazer o que você vai medir, como vai medir, e onde vai medir. Aqui é onde se começa a ir além da coleta de resultados, é o ponto de partida para suas ações futuras. É com base nesses dados que será possível definir quem são seus compradores, que idade possuem, como chegam na sua página e tudo mais. Assim, se seu público não for o que você procura, é possível mudar as campanhas, se for, mas não estiverem adquirindo o produto final, também é possível mudar.
3 – Por fim, é hora de analisar as métricas. Este é um processo que deve ser feito com calma, frieza e bom senso. É preciso lembrar que cada número ali exibido na sua coleta de resultados é mais que um número, é o resultado do comportamento de uma pessoa. É uma pessoa que decidiu comprar, ou decidiu abandonar sua página. Cada número representa exatamente qual o fluxo que o seu público está seguindo, então é bom olhar para estes resultados com a mente aberta e pronto para fazer várias perguntas.
Por último, mas não menos importante, tenha tudo sempre arquivado, monte planilhas, faça apresentações em Power Point ou Prezi, monte gráfico s de comparação de acordo com as mudanças nas campanhas. Esse material imagético é essencial para uma boa análise das métricas. Plataformas online como a Rd University e a Rock Content, possuem cursos online e gratuitos que ensinam como mensurar métricas e trabalhar na apresentação de gráficos.
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