Engajamento. Interação. Grandes palavras do Marketing Digital. Afinal, interagir com a audiência e gerar engajamento são fundamentais nas estratégias de comunicação. Aí, então, é que entra a colaboração dos emojis.
A popularidade das figurinhas fez desse recurso um grande aliado não só na comunicação pessoal, como também das empresas. Assim como trazem descontração e leveza para as mensagens, causam impacto, reforçam sentimentos e permitem identificação.
Quais as vantagens para as empresas de usar emojis?
Os emojis geram mais engajamento, porque tornam a conversa mais atrativa e humanizada. Com a estratégia, uma marca mostra aos seguidores que domina o estilo de abordagem e se aproxima do seu público.
De fato, os emojis salpicam as postagens com pitadas de descontração. De maneira geral, eles complementam frases, expressando sentimentos como alegria, surpresa, tristeza ou, até mesmo, decepção.
Ao inserir as pequenas imagens, o texto ganha leveza e bom humor. Elas podem ser utilizadas mesmo em atendimentos automáticos, por um chat, com o propósito de humanização. Tudo depende, entretanto, do tom, da linguagem, do público e do assunto abordado.
Esse é um dos atalhos para construção da personalidade da marca. Por isso, é bom deixar claro que é importante saber como, onde e quando usá-los.
Usar emojis no marketing da empresa humaniza o contato
Os emojis reforçam o texto e humanizam a comunicação, desde que apareçam da maneira correta. Seja em e-mails, nas redes sociais ou nos atendimentos por WhatsApp, eles são bem vindos, quando o tom é pertinente.
Por isso, é fundamental saber a hora certa de introduzir um emoji, para que a mensagem seja valorizada. Se, ao contrário, for colocado em um momento inadequado, pode distorcer o sentido, causando problemas para a comunicação da marca.
Momentos bons e ruins para se usar emojis
Como as funções básicas do emoji são reforçar ideias e expressar sentimentos, as melhores colocações são em:
- Assunto de um e-mail, para reforçar o tema;
- Um atendimento, para aproximação com o cliente;
- Publicações de redes sociais, para reforçar sentimentos;
- Anúncios publicitários, quando o tema for leve.
Já em alguns casos, ele deve ser evitado, como:
- Em assuntos muito sérios;
- Nos atendimentos a clientes insatisfeitos;
- Quando é inadequado para o seu público;
- Se usado em exagero.
Como usar emojis de forma profissional nas redes sociais
Apesar da aparência jovial, os emojis se adaptam bem a qualquer idade. Para isso, basta adequar a imagem ao propósito da mensagem. Portanto, o bom uso dos emojis depende de alguns fatores:
- Tom da mensagem;
- Familiarização com as figuras da galeria;
- Significado do emoji escolhido;
- Atualizações disponíveis;
- Escolha de figuras que complementam a mensagem;
- Atenção com o exagero;
- Oportunidades de responder aos seguidores com emojis;
- Escolha de emojis diferentes para cada situação;
- Identificação dos emojis com o ramo de atuação da empresa.
Os emojis agregam personalidade a um texto, pois o cérebro reage a eles como reagiria a verdadeiros rostos humanos. Portanto, são grandes auxiliares quando queremos garantir sentido e sentimento a uma mensagem.
Por outro lado, o Marketing Digital busca associar a marca a emoções positivas. Dessa maneira, nada melhor do que usar emojis felizes em sua próxima campanha!
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