As redes sociais são sucesso porque promovem relacionamentos e conexões. No contexto empresarial, estes relacionamentos e conexões podem ser utilizados de forma a construir confiança e autoridade. Afinal, as pessoas querem interagir, obter informações relevantes, comentar, avaliar. É necessário, portanto, que a empresa se consolide nas redes sociais através da interação inteligente com seus potenciais clientes. Envolver o público em uma relação de pertencimento, de crescimento mútuo e, ao mesmo tempo, de poder individual. Ter uma rede bem construída atrai os consumidores para uma marca ou serviço. Desconsiderar a importância dessas relações e minimizar a sua força são os maiores erros das empresas nas redes sociais.
O jornal Valor Econômico cita um levantamento da PricewaterhouseCoopers Brasil, de 2014, segundo o qual “77% dos consumidores informaram que as informações obtidas nas redes sociais __ por meio de comentários de amigos ou nos perfis das varejistas __ tiveram impacto nas suas decisões de compra”.
De fato, alguns erros ou descuidos podem custar a credibilidade de uma empresa, afastando clientes e trazendo prejuízos. É como inverter o poder que poderia adquirir nas redes sociais, que passa a trabalhar a seu desfavor.

Os 10 maiores erros das empresas nas redes sociais:

1 – Negligência com a definição de seu público-alvo
Definir e personificar o seu cliente é fundamental para o planejamento das campanhas e da criação de conteúdo. É preciso conhecer o seu consumidor, saber o que ele procura, como se comporta e quais os seus problemas. Esse conhecimento ajuda a construir as estratégias de relacionamento nas redes.

2 – Falta de estratégia definida
O desenho da estratégia da empresa nas redes sociais deve ser criado com o mesmo cuidado que um plano de negócios. Não basta criar uma conta ou perfil, é preciso planejar, implantar e acompanhar. O nível de exposição da empresa nas redes é muito maior, abrindo espaço para riscos e situações que devem ser previstos. Os erros das empresas nas redes sociais estão relacionados principalmente com a não aceitação das diferenças entre os ambientes virtual e físico.

3 – Falta de identidade
O público-alvo de uma empresa deve estar representado por um personagem digital denominado “persona”. As imagens e publicações voltadas para esse perfil permitem construir uma personalidade forte dentro das redes. O tom das postagens deve estimular um relacionamento humanizado entre a empresa e o seu cliente.

4 – Falta de envolvimento
Para tirar proveito das redes digitais, o perfil empresarial deve estar sempre atualizado. As novidades trazem os seguidores, para que eles interajam com a marca. E aí o papel da empresa é reagir a essas interações, manter um diálogo e responder as questões levantadas. E, assim, vai-se criando um clima de fidelização, que direciona aos processos de venda.

5 – Usar as redes apenas como canal de venda
Agregar valor à marca é o que cria a autoridade necessária para que a empresa conquiste fãs. Utilizar as redes como publicidade desgasta a imagem e afasta os potenciais clientes. Afinal, as pessoas entram nas redes para interagir, não para ver propaganda.

6 – Falta de planejamento de conteúdo
Para produzir conteúdo que atrai clientes, é necessário definir as personas, os objetivos, e criar pautas atraentes. Assuntos relacionados ao mercado ou ao nicho onde a empresa atua são iscas que trazem público ao perfil. Se o conteúdo é relevante, ele pode ser compartilhado de forma orgânica pelo próprio público, espalhando a marca.

7 – Inconstância nas postagens
Frequência e constância são muito importantes para o sucesso nas redes sociais. Os relacionamentos são construídos pela confiança e visibilidade positiva. Para criar autoridade efetiva, deve haver qualidade e perseverança.

8 – Uso inadequado de hashtags
Esta ferramenta tem sido usado de forma aleatória e exagerada. Ela é eficiente para fortalecer a marca e criar uma maior interação. Usados em excesso, os hashtags pulverizam informações e tornam a mensagem cansativa.

9 – Ignorar o poder do Call-to-Action.
A chamada para a ação é que vai converter os seguidores em clientes. Este é o objetivo crucial da presença da empresa na rede. Direcionar as pessoas para o site faz parte do processo de captação, criando oportunidade para efetivar as vendas.

10 – Ignorar o monitoramento dos resultados
Por fim, os resultados. De nada adiantam todo o esforço, planejamento, interação e autoridade, se o resultado não é medido. O feedback é que vai mostrar se os objetivos estão sendo alcançados ou se a estratégia deve ser alterada.

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