Simples! Porque, na realidade, eles têm um valor agregado. Portanto, não saem de graça. O material gratuito oferecido por uma empresa funciona como moeda de troca por contatos de potenciais consumidores. Seu principal objetivo é gerar leads, através de uma landing page. Conteúdos elaborados, mais conhecidos como materiais ricos, incluem ebooks, whitepapers, infográficos, vídeos ou mesmo um treinamento. É uma estratégia poderosa do marketing de conteúdo. Para receber um material gratuito de valor, os interessados deixam suas informações de contato em uma página de captura.

Dessa forma, é criada uma base consistente de informações de pessoas que, certamente, foram atraídas pela afinidade com o conteúdo. Em outras palavras, pessoas que possuem o perfil procurado pela empresa.
Essa estratégia está entre as maneiras mais simples e econômicas para identificar o público alvo de um produto ou serviço. Dessa forma, é possível segmentar e criar mais ações especializadas e efetivas. Além disso, a base de dados torna-se o principal ativo digital da empresa, essencial para futuras campanhas de email marketing.

PRINCIPAIS FORMATOS DE CONTEÚDO PARA GERAÇÃO DE MATERIAL GRATUITO

Vídeo
Os vídeos são dinâmicos, populares e de consumo rápido. É o formato de conteúdo mais consumido na internet, e pode ser postado na maioria das plataformas existentes. Com uma produção mais elaborada e um conteúdo mais atraente, pode se tornar facilmente uma ótima alternativa de material gratuito.

Live
As lives estão bem populares nesse momento, especialmente para apresentações artísticas. Mas elas pode ser utilizadas para transmitir eventos, entrevistas, palestras ou para exibir os bastidores da empresa, por exemplo. São transmissões ao vivo, possibilitadas por algumas plataformas, como Youtube, Facebook e Instagram.

Ebook e audiobook
Os ebooks são os preferidos na categoria dos materiais ricos, com o objetivo de geração de leads. Um ebook é um livro digital, porém um pouco menor, com uma média de 2.000 a 3.000 palavras. As diferenças entre um ebook e um blog post comum são a diagramação profissional e a profundidade do conteúdo.

Como possuem mais qualidade, tanto na estética quanto no tema, costumam ser oferecidos como presente aos interessados em determinado assunto. Aliados a uma boa chamada e uma landing page bem feita, são estratégias certeiras para atrair e captar leads.

Já os audiobooks são narrações de ebooks, ou seja, permitem a audição do conteúdo, e não apenas a leitura. Este formato facilita o consumo por quem está dirigindo, por exemplo, e é ideal para pessoas com dificuldade de visão.

White Paper
São pequenos ebooks, de 6 páginas ou menos, que abordam temas mais complexos, estudos de caso ou conteúdo técnico. Indicados para estratégias de qualificação de leads, são importantes opções de material gratuito para clientes já familiarizados com a empresa.

Infográfico
Os gráficos ilustram resultados de pesquisa, levantamentos ou um conjunto qualquer de dados, facilitando a compreensão das informações apresentadas. Infográficos são formatos de gráfico mais atrativos, utilizando recursos diferenciados, com cores, desenhos e textos inseridos com criatividade e beleza.
É um formato interessante, facilmente compartilhável e que traz um bom retorno em forma de leads, nas redes sociais.

Webinar
Usados para seminários, palestras, demonstrações e treinamentos, costumam ser bastante efetivos para os lançamentos digitais. São realizações ao vivo, mas que podem ser gravadas e disponibilizadas posteriormente.

Quizz
Os quizzes normalmente são bem eficientes para gerar engajamento. Afinal, faz parte da natureza humana o gosto pelos testes e desafios. Portanto, pode ser uma ótima experiência transformar algum conhecimento relativo ao segmento da empresa em um material gratuito instigante.

Game
Os jogos são ótimas maneiras de aumentar o envolvimento com o público. Por se tratar de um formato mais dinâmico e interativo, o game pode gerar excelentes resultados. Existem versões de jogos simples, que podem trazer referências ao conteúdo, ao segmento de mercado, ou ao produto da empresa.

Oferecer um conteúdo gratuito ao consumidor é fundamental para gerar cumplicidade e interação. O cliente percebe o esforço da empresa em apresentar soluções e propostas de valor. E retribui, pois ao fazer seu cadastro estará permitindo, dessa maneira, uma aproximação comercial com o fornecedor.

Produzir conteúdo gratuito é o melhor caminho para sua empresa gerar mais tráfego, engajamento e conversões. Conheça mais sobre esta surpreendente estratégia do marketing digital. Acesse Prelo Comunicação.