Talvez esse seja o maior sofrimento das empresas que já estão investindo em mídias sociais em seus negócios. Por que tenho tantos seguidores, mas tão poucos clientes convertidos? De fato, pode ser muito frustrante ter tanta visibilidade e resultados irrelevantes.
É bem provável que o maior problema resida exatamente na tendência a valorizar demais o número de seguidores. Na verdade, eles representam o que se conhece por métricas da vaidade, ou seja, servem apenas para massagear o ego. Transformar seguidores em clientes significa fechar negócio. O seguidor só será cliente quando passar o carto. Até lá, é um curioso que gostou da sua vitrine.
Mas, então, formar audiência não resolve nada? Não é bem assim. Normalmente, antes de entrar em uma loja, os clientes olham as vitrines, e quanto mais pessoas olhando, melhor. Porém, a maioria passa direto, porque elas não necessitam, ou não sabem que necessitam, do seu produto nesse momento.
Pontos a serem levantados para transformar seguidores em clientes
Você conhece bem o seu cliente?
Muitas pessoas respondem que seu produto serve para qualquer cliente. Isso pode até ser verdade, mas quem é a pessoa que realmente tem um enorme desejo pelo seu produto? Ou quem tem uma grande dor que pode ser muito bem resolvida pelo seu produto?
Você está conduzindo seu cliente pela jornada de compra?
Chamamos de jornada de compra o percurso que o cliente faz até chegar à compra efetiva. São quatro etapas:
• Aprendizado e descoberta;
• Reconhecimento do problema;
• Consideração de solução;
• Decisão de compra.
A maioria absoluta dos seguidores pertence à primeira etapa. Ótimo! Foram atraídos e já conhecem o seu produto. Agora é preciso dar novos passos para direcionar até o fundo do funil de compra, mas continuar atraindo mais. São estratégias do marketing digital para transformar seguidores em clientes:
• Manter uma presença digital constante e consistente;
• Compreender que cada negócio tem uma característica própria;
• Gerar engajamento;
• Produzir conteúdo de qualidade direcionado a cada etapa da jornada;
• Investir na geração de leads (contatos);
• Caprichar nas chamadas para a ação (CTAs);
• Análise e acompanhamento das métricas e resultados.
Interação é fundamental para transformar seguidores em clientes
Faça disso um mantra. Interação é a palavra chave para conquistar o novo consumidor, que quer atenção especial e parceria. Não há como transformar seguidores em clientes senão através dessa troca, que gera confiança, cumplicidade e credibilidade.
Concluindo, não basta estar no ambiente virtual, tem que acompanhar, interagir, participar e produzir conteúdo.
Converse com os profissionais da Prelo Comunicação. Eles estão prontos para interagir com você, interagir com o seu público e transformar seguidores em clientes para seu negócio.
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