O mercado de podcasts vem se consolidando e amadurecendo em 2020. Já começa a se mostrar mais do que apenas um nicho de mercado, com a expansão de um público bastante atraente. Trata-se, na maioria, de jovens instruídos e trabalhadores das classes A, B e C, entre 24 e 35 anos. Uma das grandes vantagens dos podcasts é permitir que o ouvinte continue suas tarefas cotidianas, enquanto ouve seu programa favorito. Dessa forma, pode dirigir, andar de bicicleta, exercitar, arrumar a casa, passear com o cachorro, e ainda consumir conteúdo.

Para quem ainda não está familiarizado com esse formato, os podcasts são arquivos de áudio para serem escutados on demand. Em outras palavras, é a velha rádio sem uma programação fixa. É como uma plataforma de streaming e a TV, por exemplo. Você assiste o que quer, quando quiser, sem necessidade de acompanhar a grade da emissora.

Por que os podcasts fazem sucesso?

Mesmo sendo apenas áudio, os podcasts estão conquistando seu espaço no Brasil de forma veloz. Embora tenha tido sua estreia em 2004 e não seja novidade, o formato cresce rapidamente entre o público jovem conectado. Alguns fatores justificam esse sucesso. Em primeiro lugar, podem ser acessados pela internet e são marketing de conteúdo é uma das grandes armas do marketing digital. Sendo assim, os podcasts já fazem parte das perspectivas de oferta de conteúdo. As plataformas de distribuição desse formato permitem baixar ou ouvir um programa escolhido. O tamanho ideal de um podcast varia entre 1 hora e 1 hora e meia.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Podcasts, 42% dos ouvintes adquiriram algum produto indicado pelo programa, em 2018. Este é um dado bastante interessante para as empresas. Aliado à crescente oferta de suporte, como monetização dos espaços, transforma os podcasts em boas oportunidades de negócios.

Mercado de poscasts movimenta novos negócios

O formato em áudio tem um elevado potencial de comunicação, podendo servir tanto para informação e entretenimento, quanto na educação. Além disso, criar conteúdo em podcast é bem fácil. Portanto, um podcast oferece possibilidades de venda de uma forma empática com a audiência e de uma forma simples.

Para trabalhar com esse tipo de conteúdo, os passos são os mesmos que para qualquer outro tipo de mídia. Ou seja, planejamento, gravação, edição e publicação no Spotify ou em outra plataforma agregadora de podcast. A inserção de CTAs é feita da mesma forma, dentro do conteúdo.

Para vender, é necessário criar uma estratégia de relacionamento visando o momento da oferta. Isso significa oferecer alguma coisa que os ouvintes fidelizados estejam realmente interessados.

O sucesso dos podcasts entre os jovens é uma realidade mundial. Essa é, portanto, uma grande dica para as empresas de educação. Afinal, a linguagem radiofônica, ao atingir jovens estudantes, oferece imensas oportunidades didáticas e pedagógicas. E esse é apenas um dos caminhos.

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