O mercado de Marketplace está em plena expansão, tanto no Brasil como no mundo. Gigantes do varejo e da prestação de serviços já aderiram a este modelo e estão satisfeitos. Entre os consumidores brasileiros que compram online, a maioria esmagadora usa Marketplace. Mas você sabe o que é Marketplace?

O que é Marketplace?

De maneira geral, o Marketplace é um formato de negócio no estilo de um shopping center virtual. Ou seja, reúne várias marcas e lojas em um só lugar, facilitando a procura pelo melhor produto e melhor preço.

O gestor ou dono do Marketplace cobra uma comissão dos vendedores, quando há o fechamento de uma venda. Ou, ainda, a cobrança pode ser como a de um condomínio, com pagamentos fixos.
Já os clientes acessam a plataforma de forma gratuita, para avaliação dos produtos ou serviços oferecidos. Dessa maneira, podem comparar ofertas, solicitar orçamentos e realizar compras.

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É um modelo vantajoso para o consumidor, mas quais são as vantagens e desvantagens para o lojista?

Descubra o que é Marketplace no quesito vantagens

Em um Marketplace, lojistas de categorias diversas utilizam o mesmo site para vender produtos e serviços. Ou seja, o consumidor compra de qualquer vendedor e acumula tudo no mesmo carrinho, com apenas um processo de pagamento.

Visibilidade, alcance e diversidade
Estar dentro de um site que possui credibilidade e uma grande circulação de visitantes é bastante vantajoso. Isso significa colocar a marca em uma vitrine com alto tráfego de inúmeros potenciais clientes.

Novos usuários trazem um novo público, o que possibilita a criação de uma nova demanda para a marca. Você é um empreendedor? Invista na sua marca!

Economia
Normalmente, os custos para participar de um Marketplace costumam ser bem menores do que os investimentos em marketing e mídia.

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Aumento nas vendas e crescimento do negócio
Uma maior visibilidade tem o poder de aumentar as possibilidades de negócios. Mesmo que os visitantes não conheçam a marca, podem encontrá-la enquanto estão à procura de um produto similar.
As novas oportunidades permitem atingir metas cada vez maiores, possibilitando o investimento em novos produtos e nichos para o negócio.
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Ranqueamento
Os algoritmos dos sites de busca levam em consideração a presença de um determinado produto em portais bem indexados. Dessa maneira, o site do vendedor ganhará pontos de SEO, melhorando o ranqueamento.

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Veja o que é Marketplace conhecendo também suas desvantagens

O Marketplace pode tornar mais curto e rápido o caminho entre cliente e produto, mas possui alguns senões. Logo, tudo depende do produto, do momento da empresa e da forma como trabalha com o público.

Dependência de um único canal de vendas
O fechamento de um site de Marketplace pode arruinar empresas que apostam todas as suas fichas nele. Até mesmo mudanças no modelo de cobrança podem pesar no faturamento e na viabilidade do negócio.

Identidade da marca
O cliente tende a se lembrar mais do site onde comprou do que da marca que levou. Portanto, fidelidade é um elemento difícil de trabalhar dentro de um Marketplace.

Principais sites de Marketplace do Brasil

Maiores na venda de produtos
• Mercado Livre
• Amazon
• B2W Marketplace – responsável por Americanas, Submarino e Shoptime
• Magazine Luiza – marca que possui uma persona famosa: a Lu do Magalu
• Netshoes – possui operações no Brasil e na Argentina, no setor de esportes

Maiores na oferta de serviços
• Uber
• AirBnB

Quem sabe o que é Marketplace reconhece que não é uma fórmula perfeita, mas uma opção bem atraente. Tanto as vantagens para alavancar o negócio são muitas quanto as desvantagens podem ser trabalhadas.

Por outro lado, nada impede que uma marca tenha seu espaço próprio na internet, embora invista também em Marketplace.

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