Instagram Stories são pequenos, interativos e muito bem aceitos pelos usuários do aplicativo. Além disso, duram apenas 24 horas, o que os torna ideais pra testar novas ideias.

Para as empresas, é uma ótima opção para criar uma comunicação mais eficiente e focada no engajamento. Mais do que postar imagens e vídeos, o recurso oferece ferramentas de texto e desenho. Ao mesmo tempo, o anel de cor em torno da foto de perfil atrai a atenção dos seguidores.

Instagram Stories nas estratégias de marketing digital

Crie os stories diretamente no aplicativo ou com conteúdo pronto. O Instagram, entretanto, incentiva o processo de criação dentro da plataforma.

Mas o mais importante é que o recurso amplia o alcance das publicações. Por isso, existem vários motivos para utilizá-los dentro de uma estratégia de marketing, como:

  • Criação de conteúdos sem complicação;
  • Local para teste, ou seja, para conhecer a reação do público durante o seu curto período de tempo de exposição;
  • Ferramentas de edição, como desenho, gifs, adesivos, e filtros.

Os stories são também oportunidades para anunciar produtos e encontrar novos públicos-alvo.  Isso significa que adesivos, hashtags e geotags (localização geográfica) podem ser utilizados para ampliar o alcance das publicações.

Adesivos para Instagram Stories

A função dos adesivos é incentivar uma interação, através de uma resposta por parte de quem visualiza os stories. Nesse sentido, confira os mais interessantes para uma estratégia corporativa:

Adesivos de compra

Esse recurso está disponível apenas para empresas cujas contas já foram aprovadas para o recurso de compras no Instagram. Inclua em todos os conteúdos publicados nos Stories, pois mostram informações sobre o produto. O cliente pode, dessa maneira, efetuar a compra ali mesmo.

De enquete

Ideal para inserir uma pergunta e identificar reações sobre um assunto específico. Os resultados são publicados em tempo real e, logo, podem ser acompanhados no perfil.

De hashtag

Como redireciona o usuário para uma página com publicações que utilizam a hashtag, é um ótimo recurso para promoções.

“Faça uma pergunta”

Apesar de exigir um esforço para a inserção da resposta, é uma boa opção para interações diretas e espontâneas.

De música

Este adesivo possibilita incluir uma música nos Stories, como se fosse uma trilha sonora.

De selfie

Permite inserir uma selfie ao conteúdo, com apenas um toque no ícone de câmera localizado no menu dos adesivos.

Formatos de conteúdo para Instagram Stories

O Instagram Stories possui muitos recursos que podem deixar divertido criar um conteúdo. Assim, além de fotos e vídeos, é possível criar publicações em vários outros formatos:

Texto – tipo de publicação com conteúdo escrito e fundo colorido.

Boomerang – formato com vídeos em loop de um segundo de duração.

Retrato – fotos e selfies com foco exclusivo em determinadas pessoas.

Superzoom – efeitos especiais usando um zoom dramático ou cômico.

Rewind – vídeos exibidos de trás para a frente.

Mãos Livres – possibilita gravar vídeos sem apertar o botão no app.

Live – as transmissões ao vivo podem ser publicadas como Stories, depois que a transmissão chegar ao final.

Instagram Stories podem virar Destaques

Os Stories só ficam ativos por 24 horas, por isso é uma boa ideia disponibilizar alguns nos Destaques. Dessa maneira, os mais relevantes são armazenados de acordo com temas e títulos.

Os Destaques ficam logo abaixo da bio do Instagram. Utilize, por exemplo, para:

  • Criar pequenos vídeos e trailers de apresentação;
  • Exibir fotos de produtos;
  • Anunciar lançamentos;
  • Exibir os valores da marca;
  • Anunciar uma promoção.

Planejar é preciso

Embora sejam publicações curtas e breves, os Stories precisam ser planejados. De fato, deve-se construir e elaborar os posts com antecedência, com o objetivo de manter uma identidade visual consistente.

É importante ressaltar que o Instagram Stories possui inúmeros recursos para auxiliar no processo de criação de conteúdo. Por isso, nada melhor do que usar suas ferramentas para produzir materiais interessantes, relevantes e interativos.

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